15/04/19

4 Passos Essenciais para a Gestão de Excelência do seu Negócio!

Para um negócio de sucesso é indispensável uma boa gestão. Isso da ao empresário mais foco para enfrentar o mercado que está cada vez mais exigente e competitivo. Segundo o Sebrae nacional, em média, de acordo com o estudo, de cada 100 pequenas e micro empresas abertas no Brasil, 73 permanecem em atividade após os dois primeiros anos de existência, e, este é o período considerado mais crítico na construção de uma empresa.

Entre as razões mais comuns de fechamento de empresas antes dos 2 anos de vida, e até mesmo empresas já consolidadas estão: a falta de um plano de negócio, a dificuldade de adaptação às tendências do mercado e a má gestão. Esse é o maior fator de falência de empresas. 

Para ajudar nossos empresários de primeira viagem e também os velejadores mais experientes, separamos quatro dicas para ajudar na organização e fortalecimento das empresas contábeis.

1. Gestão financeira

É o item mais importante da gestão empresarial. Além de melhorar os resultados, pois apresenta a real situação da empresa, a gestão financeira dá base de decisões estratégicas aos sócios usando técnicas de administração de caixa, otimização da estrutura de capital e a análise da criação de valor por meio de projetos com o auxílio de ferramentas financeiras.

A gestão financeira influencia em todos os setores da empresa, pois o funcionamento de cada um deles depende do orçamento. Fica evidente então, que a gestão financeira é estratégica.

Essa área, comumente, esbarra em dificuldades como: estabelecer processos, falhas humanas de analises, perda de informação, planejamento ineficaz dos gestores e erros de apuração de dados. Isso gera prejuízos ocasionados por fatores como: riscos não gerenciados, baixa competitividade, custos elevados e perda de oportunidades de negócio.

O controle financeiro também deve incluir o planejamento de redução de custos. Para que outros resultados não sejam afetados, porém, é importante que essa redução de custos não implique na redução da qualidade dos produtos ou serviços oferecidos aos clientes. Mapeie processos, identifique gargalos e invista em melhorias que possam diminuir os custos sem perder a qualidade.

2. Gestão de processos

A otimização de processos é uma das melhores dicas de gestão, pois leva a rendimentos melhores e a menores custos. Conhecer também quais são os maiores desafios de um processo evita desperdícios, atingi o padrão de qualidade ou reduz o tempo de produção. O propósito da otimização de processos é de reduzir ou eliminar desperdícios de tempo e recursos gastos desnecessários, assim como gargalos e erros, atingindo o objetivo do processo.

Ao mapear e compreender os processos da empresa, é possível identificar quais atividades agregam e geram valor e quais os obstáculos que estão impedindo que a empresa alcance melhores resultados.

3. Gestão de Recursos Humanos

Ter uma boa equipe é essencial para o sucesso da empresa, pois elas são alavancadas ou sofrem declínio por conta da motivação, dedicação e trabalho das pessoas. Uma equipe bem conduzida e gerida pode transformar sua empresa.
Um processo seletivo adequado e o encaixe das pessoas certas nos locais certos faz com que a empresa atinja os resultados e objetivos traçados. Avalie e monitore a equipe de vendas, administrativos e principalmente e desempenho dos líderes. Lembre-se! Bons lideres motivam suas equipes, equipes motivadas geram resultados melhores.

Não esqueça que processos e tecnologias estão em constante mudanças e atualizações, então, mantenha sua equipe sempre atualizada oferecendo treinamentos. A capacitação dos colaboradores não pode ser vista como um custo e sim como investimento.

4. Faça um planejamento estratégico

O planejamento estratégico, serve para indicar qual é o caminho a ser seguido. Sem esse tipo de planejamento, sua empresa está apenas seguindo conforme a “onda” leva, o que, em um mercado competitivo, é fatal.

Para iniciar o planejamento é preciso, primeiramente, conhecer onde a empresa está, qual a situação e quais são os desafios por ela enfrentados. Após isso, definir os objetivos: O que a empresa é, qual motivo de sua existência? (Missão); Onde a empresa quer chegar (Visão) e quais são os seus valores.

Traçado os objetivos é horas de planejar como serão alcançados, quais as ferramentas necessárias e onde cada colaborador estará alocado. Incluir a equipe de execução na elaboração do planejamento estratégico, facilita na hora de por em prática o planejado, pois os colaboradores se sentem parte da empresa.

Mais importante do que planejar é colocar os planos em prática. Com o acompanhamento correto e não esquecendo de monitorar sempre se a rotina e caminhada da empresa estão de acordo com o planejado tudo ficará alinhado, e, as chances da empresa se solidificar será ainda maior.

 

Gostou da nossa postagem? Deixe seu comentário para sugerir quais temas você tem interesse em saber. No próximo post vamos falar de programa de qualidade nas empresas.

Escrito por: Sescon GF