25/06/20

A Importância do Plano de Saúde: como conseguir um plano barato e com bons convênios médicos

Sabemos que quem se sente saudável pode acabar deixando um bom plano de saúde de lado, principalmente quando levamos em consideração que normalmente um convênio de saúde não é algo barato. Assim, pode acabar sendo tentador ficar sem cobertura,
principalmente se você quase nunca vai ao médico ou está com problemas financeiros.

No entanto, já pensou como seria lidar com um problema de saúde ou acidente sem nenhuma cobertura com um plano de saúde? Os gastos podem se tornar grandes muito rapidamente e por isso é essencial que você tenha algum tipo de convênio. Possuir um plano de saúde é uma necessidade, portanto há muita coisas que você deve considerar antes de optar por não ter um.

Cuidados na hora de escolher um bom plano

Se você deseja contratar um plano, mas não tem certeza sobre qual tipo de cobertura funciona para você, há algumas perguntas que você pode responder para encontrar o plano perfeito, como por exemplo:

Com que frequência faço exames e consultas?
Pense no número aproximado de vezes que foi ao médico ou que realizou exames nos 3 últimos meses. Tudo isso servirá para que você conheça suas necessidades típicas em assistência médica.

Esse plano atende minhas principais necessidades?
Após verificar todas as opções de plano disponíveis, selecione aqueles que atendam suas principais necessidades. Embora o plano mais caro possa cobrir mais coisas, ele pode não ser o mais econômico para você ao longo do tempo quanto alguns outros planos mais baratos. Hora de fazer as contas!

O plano possui uma boa rede de estabelecimentos?
Não deixe de verificar também se o plano possui uma ampla rede credenciada e se possui algum reajuste com base na sua faixa etária. Na dúvida, basta entrar em contato com o fornecedor do plano.

Dicas para escolher o plano perfeito
É importante ter o plano de saúde como uma rede de segurança, então depois de ter refletido um pouco melhor em quais são suas reais necessidades ou da família, chegou a hora de partir para a análise dos diferentes planos para que você possa escolher o que melhor pode te atender.

Dica #1: Verifique o ranking de operadoras de saúde que a ANS divulga todo ano com critérios econômicos, operacionais e de qualidade.

Dica #2: Consulte as avaliações dos planos segundo os próprios clientes das empresas e a posição no índice de reclamações da operadora que você esteja interessado.

Dica #3: É importante checar também se ela não é uma das que está sob intervenção do governo por problemas financeiros ou processo de falência. Uma operadora saudável financeiramente também deve estar em dia com o Sistema Único de Saúde, então verifique se a mesma é uma boa pagadora.

Dica #4: Ainda para evitar problemas seja por má gestão ou golpes, saiba que a cada três meses a Agência Nacional de Saúde anuncia uma lista de planos que foram suspensos por não cumprir prazos máximos de atendimento. Fique de olho no site da ANS e confira se o
plano que você está pensando em contratar não está sendo oferecido de maneira ilegal.

Dica #5: Verifique se a rede credenciada é de qualidade, e isso não depende de quantidade, mas sim da excelência dos hospitais e clínicas oferecidas. Consulte também as regiões oferecidas pelo plano principalmente se você se desloca muito, e avalie se a cobertura está de acordo com os locais que você mais está presente já que você pode vir a precisar.

Dica #6: Por fim, entenda a respeito dos mecanismos básicos de funcionamento do plano preterido. O que você precisa fazer para acessar os serviços oferecidos rotineiramente? Existem procedimentos que precisam de autorização prévia? Por fim, leia atentamente ao contrato antes de assiná-lo, verifique se consegue um plano com bom custo-benefício dentro de suas possibilidades.

Verifique as opções de plano da sua empresa, talvez um plano coletivo para toda a sua família ou até um convênio individual com coparticipação será uma melhor opção. Esse último tipo de contrato é perfeito pra quem está com a saúde em dia e não vai ao médico com tanta frequência.

Não espere algum imprevisto, contrate um convênio de saúde o quanto antes!

Escrito por: Sescon GF