19/04/17

CONSEQUÊNCIAS DOLOROSAS NAS EMPRESAS PELA FALTA DE BACKUP DE DADOS.

Com o constante avanço tecnológico e o aumento dos processos automatizados dentro das organizações nas últimas décadas, o volume de informação gerado pelas empresas obteve um crescimento muito grande. Assim o método de armazenamento passou a ser fundamental, haja visto que os dados são considerados o maior patrimônio das empresas.

Devido ao grande aumento no volume de armazenamento e do alto valor atrelado aos dados das empresas, Estratégias de Backup cada vez mais complexas e minuciosas estão sendo adotadas, principalmente pela segurança e integridade dos dados, uma vez que estes “bens” devem estar protegidos constantemente de ataques, falhas humanas ou ainda de desastres naturais.

Você já imaginou o grande problema que a perda de dados importantes pode propagar no seu negócio?

Fique atento, hoje o conhecimento que sua empresa adquiriu e desenvolveu ao longo de anos, pode estar sendo alvo de pessoas mal intencionadas presentes em todas as partes da internet.

Portanto, use este post para aprender mais sobre as dolorosas consequências que a falta de uma estratégia bem elaborada de Backup trará para sua empresa, ou para ser mais realista, já pode estar trazendo.

OS IMPREVISTOS E O PREJUÍZO FINANCEIRO

Muito comum nas pequenas e médias empresas, os imprevistos podem afetar tanto a parte administrativa quanto a parte de relacionamento com seus clientes, por exemplo, fechamento de vendas.

O que seriam os imprevistos dentro deste assunto?

Bem, como citado anteriormente, a tecnologia é utilizada dentro dos processos internos das empresas, sendo assim, apenas um clique errado pode arruinar um sistema por inteiro, ocasionado por falta de treinamento dos seus funcionários ou um simples erro humano. A tecnologia, apesar de muitos avanços, também prega imprevistos quando o assunto é falha de equipamentos, por isso da grande importância em saber onde você está investindo o seu dinheiro. Preze sempre pela qualidade e confiança!

O prejuízo provém geralmente dos custos penosos decorrentes da recuperação de dados, colocando em risco muitas vezes a sobrevivência de uma empresa na qual, dependendo do seu porte, o impacto econômico pode ser irreparável. Esteja ciente de que nem sempre é possível recuperar as informações, muitas vezes os dados são criptografados por malwares mais perigosos chamados de Ransomware, onde o invasor exige o pagamento de  um “resgate” em dinheiro, isto mesmo, seus dados podem sofrer um sequestro relâmpago!

Analise as estratégias de backup possíveis para seus dados, antecipe-se e evite gastos desnecessários. Prevenir na TI é sempre muito menos custoso que remediar!

A PREOCUPAÇÃO COM OS DADOS GERADOS NAS EMPRESAS CRESCE A CADA ANO

A gestão de TI não deve contemplar apenas a implantação de sistemas para melhorar sua comunicação e processos internos, deve abranger também a segurança de seus dados e a prevenção contra danos. O gestor de TI consegue equilibrar a empresa, está atento aos riscos e trabalha as soluções de forma preventiva, sempre pensando no futuro.

Mas hoje no mercado, nota-se que as empresas estão se conscientizando com as falhas e riscos diários dos dados, e os investimentos em estratégias de TI e Backup de Dados, se tornam cada vez mais comuns em pequenas e médias empresas.

Em décadas anteriores, o investimento para preservar os dados através da TI geravam custos altos e uma equipe grande, porém hoje o cenário é diferente, com uma TI terceirizada gestores alcançam melhores resultados com menores custos, através de métodos mais efetivos e utilizando ferramentas profissionais como armazenamento em nuvem, fitas magnéticas de alto desempenho, storages, autoloaders etc.

CUIDADO, SEUS DADOS ESTÃO VULNERÁVEIS!

A ameaça na rede é constante, ainda que seus equipamentos e seu sistema estejam aparentemente seguros, os ataques virtuais feitos por pessoas mal intencionadas se aprimoram a cada dia. Investir em proteção tornou-se indispensável dentro de qualquer negócio.

Os riscos provenientes da internet, por si só já justificam o desenvolvimento de um método mais eficiente para o Backup dos seus dados. Entretanto a ameaça nem sempre está na rede, a contaminação também é feita através de arquivos offline.

Segundo levantamento entre Agosto de 2015 e Agosto de 2016, mais de 398 milhões de malwares ocorreram na América Latina, o equivalente a 12 golpes por segundo. Sendo que 82% das infecções se dá através de modo offline, USBs contaminados, softwares piratas ou outros meios que não exigem conexão com a internet.

ERROS EM TESTES PERIÓDICOS E NA ESTRATÉGIA DE BACKUP

Não basta apenas implantar um software de backup de dados na sua empresa e achar que seu negócio está a salvo. É necessário fazer o backup da maneira correta, com a política e as ferramentas corretas para cada cenário. Testes de integridade do backup e testes de “restore” devem ser feitos periodicamente, para comprovar que em caso de algum acidente que prejudicará seus dados, os mesmo serão capazes de serem recuperados o mais rápido possível.

Mesmo assim, esta estratégia não garante a recuperação total dos dados através de um backup, pois a informação já pode estar corrompida. Mas a estratégia de TI quando bem planejada, simula situações críticas em testes, possibilitando o desenvolvimento de possíveis soluções em caso desses problemas.

Softwares de backup aliados a testes periódicos trazem confiança no seu sistema de Backup de Dados, porém, devido a criticidade do assunto, o mesmo requer que uma equipe de especialistas execute esta operação, garantindo a segurança e prevenindo o sistema contra possíveis ataques.

Não espere sofrer danos em seu sistema para procurar uma solução, utilize estratégias de backup para prevenir seus dados contra problemas futuros.

Fonte: http://www.livti.com.br/blog/

Escrito por: Sescon GF