16/11/20

Contabilidade do Futuro: conheça o conceito da nova economia

Você já parou para refletir sobre a solidez de algumas das principais práticas contábeis? A maioria dos processos que norteiam a contabilidade hoje foram definidos há muito tempo. De acordo com Hal R. Varian, professor de economia de Berkeley, as regras são as mesmas nos últimos 500 anos.

Baruch Lev, estudioso da contabilidade, defende a reforma dos métodos usados atualmente para mensurar o desempenho das empresas. Isso porque, segundo ele, nas empresas em crescimento, a contabilidade tende a exagerar no valor dos ativos físicos e subestimar o valor dos intangíveis.

Enquanto Lev observava esse comportamento da contabilidade, no cenário social, ainda na década de 90, ganhava força o conceito da Nova Economia, baseada na abundância, na cooperação e na visão de longo prazo. Fundamentalmente, trata-se de uma transição da economia baseada na indústria para uma economia baseada nos serviços.

Atualmente, com a transformação digital a todo vapor, a Nova Economia e a contabilidade de intangíveis fazem muito mais sentido. Elas serão essenciais para orientar a estratégia de gestão das empresas.

A Thomson Reuters produziu um e-book em que mostra a conexão entre os dois conceitos e eles podem ajudar na sua empresa.

Baixe o material pelo link!

Escrito por: Sescon GF