27/03/17

CONTABILIDADE, UMA FERRAMENTA PARA O MICRO E PEQUENO EMPRESÁRIO

Nos dias de hoje, a concorrência acirrada exige, cada vez mais, empresas bem administradas e preparadas para tomar decisões que norteiam os rumos de seus projetos de forma a não sucumbir às barreiras oferecidas pela disputa em conquistar um mercado repleto de concorrentes. Desse modo, uma organização que usa as melhores ferramentas explorando ao máximo o seu potencial, destaca-se e amplia seus horizontes comercias.

Nesse contexto, pode-se evidenciar a importância que a contabilidade exerce, se os administradores conhecerem os dados expressos em suas demonstrações, tornando-a uma ferramenta poderosa capaz de direcionar seu patrimônio para o melhor viés do mercado disputado colocando-o em primeiro lugar nessa disputa.

As micro e pequenas empresas surgem no mercado com equipe reduzida, priorizando apenas o seu lucro, focadas em arrecadar, investir e crescer, fazendo isso de forma empírica sem utilizar dados que margeiam suas chances de sucesso.

Diante desse cenário, as demonstrações contábeis surgem como ferramentas auxiliares ao micro e pequeno empresário, que podem vislumbrar sua real situação administrativa, financeira e patrimonial, conhecendo seu potencial de investimento e crescimento, auxiliando nas ações gerenciais da empresa dentro de um plano de metas e objetivos palpáveis a sua realidade, diminuindo as chances de erros, economizando tempo e dinheiro, possibilitando sustentabilidade para um crescimento seguro.

Nesse sentido é de grande valia que os empresários, proprietários das micros e pequenas empresas, conheçam as vantagens de ter as informações contábeis como ferramenta auxiliar das decisões gerenciais da sua empresa, para isso, o contador moderno torna-se um assessor direto nas açõea dministrativas de seus clientes, proporcionando a esses, um parceiro potencial para evolução patrimonial e organizacional de seu empreendimento.

Fica claro a importância da escolha do profissional que vai orientar contabilmente o administrador da empresa, pois suas informações e leituras serão relevantes na escolha do rumo a ser dado para seus investimentos, direcionando o campo de atuação e nesse contexto a margem de erro precisa ser nula. Cada vez mais, empresas da área contábil estão se especializando na gestão de empresas através das demonstrações contábeis e é esse profissional que o mercado preciso, principalmente o micro e pequeno empresário.

Escrito por:  Marcos Cardoso Canto – Diretor de Assuntos Políticos do SESCON GF e empresário da Base Contabilidade.

Escrito por: Sescon GF