27/03/17

Desafios e oportunidades do empresário contábil em 2017

Aguardado pelos brasileiros, o ano de 2017 inicia com uma boa dose de expectativas positivas. Diferentemente de 2016, quando a retração da economia tendeu a desencorajar empresários em todo o país, 2017 vem se configurando como o ano da esperança, do recomeço e das conquistas. O lado “bom” da crise, se é que existe, é que muitos empreendedores enxergaram oportunidades e também viram a necessidade de se reinventar e inovar.  Portanto, o desafio para este ano será conseguir ser competitivo em um cenário em que a redução de custos com a manutenção da eficiência, passa a ser regra de sobrevivência.

Este tende a ser um ano melhor para o empreendedorismo, e, consequentemente, para o setor contábil, pois o ambiente inovador criado com a crise deve estimular a economia – que já responde positivamente às mudanças de comando do país.  Outro ponto que nos motiva é a renovação em algumas prefeituras da base do Sescon GF, que trouxe ao comando das Prefeituras pessoas comprometidas com o setor e que podem contribuir com o desenvolvimento dos municípios. Além disso, os sistemas de gestão para as empresas cada vez mais têm se voltado para o apoio à assessoria contábil, o que deverá oferecer oportunidades para qualificar ainda mais o trabalho executado atualmente, com a economia de tempo e possibilidade de dedicação intelectual na interpretação e transformação de números em informações.

Em 2016 o Sescon investiu fortemente em capacitação para seus associados, e em 2017 não será diferente. Queremos deixar nossos empresários ainda mais preparados para as possibilidades que podem surgir neste ano. Vamos continuar investindo em cursos, certificações e capacitações para qualificar as empresas associadas para a realidade que se apresenta. Para isso o setor de educação do Sindicato tem trabalhado para trazer os melhores cursos de atualização disponíveis no mercado. O Sescon também está investindo no programa de Qualidade PQEC, que visa capacitar as empresas contábeis com métodos de qualidade específicos para o setor.  Vamos em frente!

Escrito por: Fernando Baldissera que é empresário contábil e presidente do Sescon da Grande Florianópolis

Escrito por: Sescon GF