20/09/19

Evento do Sescon GF reúne setor contábil para comemorar o Dia do Contador

O ambiente de negócios e os desafios profissionais dos contadores e empresários contábeis. Esses foram alguns dos temas discutidos no Café da Manhã do Contador realizado nesta sexta-feira, 20 de setembro, na sede do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRC/SC). O evento é uma homenagem do Sescon da Grande Florianópolis ao Dia do Contador, celebrado no próximo domingo, 22 de setembro. O encontro é uma realização do Sescon GF em parceria com o CRC/SC e a Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc).

“Além de uma homenagem aos profissionais, esse café também discutiu as importantes transformações que o nosso mercado contábil está passando”, destacou o presidente do Sescon GF, Darley Grando. Na abertura do evento, o presidente do CRC/SC, Marcello Seemann, parabenizou os contadores e falou da importância da integração entre entidades contábeis para valorização profissional.

Uma das palestras apresentadas foi sobre Mindset dos Contadores. Ministrada pelo contador e consultor, Caio Melo, falou sobre a modernização do ambiente e as transformações profissionais. “Com as novas leis e ambiente de negócios se modificando, é cada vez mais necessário que todos os profissionais tenham consciência do seu papel na sociedade”, afirmou. Também destacou que essas modificações profissionais afetam diretamente a evolução pessoal do contador.

E essas mudanças do ambiente do contador e de toda a cadeia de negócios, também passa pela desburocratização de processos. Tema da segunda palestra do evento, apresentada pelo presidente da Jucesc, Juliano Chiodelli, a Junta Digital simplificou e agilizou os atos mercantis. O presidente da Junta comentou as principais ações da entidade para agilizar todo o sistema de registros. “A Jucesc já abriu mais de 100 mil empresas em 2019. Em média, por dia, são mais de 570 novos empreendimentos. Isso mostra que o nosso modelo está no caminho certo”, falou.

Ele apresentou, ainda, os próximos passos para que o sistema da Jucesc seja mais eficiente. De acordo com ele, a integração de todos os órgãos, como prefeituras, Vigilância Sanitária, Meio Ambiente e Corpo de Bombeiros, é fundamental para que se tenha um sistema totalmente digital e a empresa em funcionamento. Sobre essa integração, o presidente do Sescon GF, afirmou que o sindicato já faz um trabalho junto a esses órgãos. “Trabalhamos como parceiros no desenvolvimento de ações para simplificação e sensibilização das prefeituras para haja integração à Rede Sim e ao SC+ Simples”, afirmou.

Escrito por: Sescon GF