20/11/2018

Flexibilidade nos estudos

Twitter

EaD traz facilidade e benefícios para as pessoas que buscam capacitação

Com os avanços da tecnologia e da internet, profissionais e estudantes possuem outra opção de formação educacional e capacitação, além da presencial. O ensino a distância (EaD) traz facilidades e benefícios para as pessoas que buscam flexibilidade em suas rotinas de trabalho e estudos.

Uma das vantagens do EaD é otimização do tempo, pois os alunos não o gastam com deslocamento e ainda podem escolher o horário de estudo. Contudo, para o diretor de Educação e Cultura do Instituto Fenacon, Edison Rodrigues, os alunos devem criar um planejamento com dia e horário para assistir às aulas, tornando o processo mais produtivo. “Somos todos responsáveis por nossa formação, portanto, o ensino precisa ser levado a sério. O aprendizado será útil em algum momento da vida”, disse.

O ensino presencial exige certa frequência e cumprimento de carga horária por parte dos alunos. Já no ensino a distância, os estudantes possuem mais autonomia e podem seguir um ritmo de aprendizagem próprio com uma rotina de estudos adaptada às suas necessidades, sem mencionar que não é necessário alunos e professores estarem juntos fisicamente no mesmo ambiente ou horário.

Rodrigues ressalta que os ensinos a distância e presencial possuem a mesma qualidade, porém o EaD permite horários mais flexíveis de estudo. “As pessoas também estão habituadas com a utilização de redes sociais e internet, o que justifica o aumento da procura por essa modalidade de ensino”.

De acordo com o presidente do SESCONGF, Darley Grando, o ensino a distância é uma modalidade em ascensão no Brasil, pois os alunos possuem diferentes ritmos de aprendizagem e, muitas vezes, ficam impossibilitados de frequentar sala de aula. “Graças ao EaD, pessoas que antes não tinham condições de comparecerem à sala de aula podem fazer cursos de capacitação e até mesmo obter um diploma de nível superior reconhecido pelo MEC com comodidade e o mínimo de deslocamentos. Então, para as rotinas atarefadas, o EaD se torna uma tendência pela flexibilidade de local, data e horário”, destacou.

Uma pesquisa do Censo da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Texeira (Inep), órgão vinculado ao MEC, mostrou que o ensino presencial apresentou queda anual nas matrículas em comparação ao ensino a distância,que teve expansão de 17,6% no passado.

Além disso, mais de dois mil cursos foram ofertados nessa modalidade, um aumento de 26,8% de crescimento em relação a 2016. “O crescimento do ensino a distância acompanha o aumento do uso dos meios digitais nas nossas atribuições diárias. Os espaços on-line oferecem comodidade, interação e a possibilidade de transmitir conhecimento e conteúdos interessantes. O EaD tem se mostrado uma poderosa ferramenta de acesso à educação de qualidade”, disse o presidente do SESCON GF.

UniFenacon

A Universidade Corporativa da Fenacon oferece vários cursos a distância nas áreas administrativa, financeira e contábil das empresas. O objetivo é fomentar a capacitação técnica e a atualização profissional com conteúdos exclusivos e temas atuais.

“A UniFenacon possui credibilidade, não só por se empenhar em desenvolver um trabalho sério e de qualidade, como pelo fato de estar ligada à Fenacon, que congrega categorias específicas e portanto tem expertise na hora de decidir temas que são de grande interesse para este público, além de ser útil também para qualquer pessoa com o objetivo de obter acesso a informações atualizadas”, explica o diretor Edison Rodrigues.

Os cursos a distância da UniFenacon são credenciados com pontuação no Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Os estudantes, além de atualizar e adquirir conhecimento, também ganham pontos no Programa de Educação Profissional Continuada.

Todo material é produzido exclusivamente pela Universidade Corporativa. Os temas escolhidos são trabalhados por uma comissão e as videoaulas são gravadas em estúdios com estrutura e equipamentos modernos, garantido a alta qualidade dos vídeos produzidos.

Escrito por: Gabriella Martins - Assessoria de Comunicação Sescon GF
Twitter

Notícias


Patrocinadores