21/02/20
O papel dos balanços e balancetes no registro de marcas
A elaboração dos balanços e balancetes fazem parte da gestão financeira de uma organização, mas qual seu papel no registro de marcas?
Saúde financeira da empresa. Os balanços e balancetes são relatórios contábeis que estão diretamente ligados à saúde financeira da empresa, pois eles trazem informações sobre a situação patrimonial dela.
A finalidade principal do balancete é garantir a integridade das contas sendo parte integrante do chamado Balanço Patrimonial.
Por sua vez, o Balanço Patrimonial é um relatório contábil obrigatório que apresenta a posição patrimonial e financeira da empresa, em caráter qualitativo e quantitativo.
Avaliação de Marca e o papel das informações contábeis
No momento da avaliação de uma marca (Valuation), esses documentos serão cuidadosamente analisados por um especialista, pois evidenciam a situação da empresa perante a Receita Federal, acionistas, sócios, instituições financeiras, investidores etc.
Manter o Balanço Patrimonial e balancetes organizados, agregam valor à marca, pois ao realizar qualquer operação, como por exemplo: compra e venda, fusões e aquisições, licenciamento de marca, cobrança de Royalties de franqueados, reestruturação societária, posicionamento etc., o valor atribuído à marca será de extrema importância.
Isso porque o objetivo da avaliação da marca, é justamente a mensuração do seu valor de mercado, para aferir a sua capacidade econômica de gerar resultados para a organização, do ponto de vista financeiro.
O valor de uma marca está relacionado à sua força no mercado
Além disso questões como o potencial de crescimento, também influenciam bastante. Neste cenário, temos que o valor do negócio, nada mais é do que o valor total que circula no fluxo de caixa, considerando o quanto a marca gera de contribuição para a empresa, em termos financeiros. Em outras palavras, a avaliação da marca busca fundamentar tecnicamente a atribuição desse valor, baseados nos dados coletados e elaboração de um laudo específico, e, para tanto, o papel dos balanços e balancetes é fundamental.
A dificuldade de avaliação de uma ativo intangível
Conforme disposto no CPC 04, marca é um ativo intangível, por se tratar de um ativo não monetário identificável sem substância física, ou seja, é imaterial. Justamente pelo fato de a marca ser um ativo intangível, é bastante complexo avaliar seu valor, pois o resultado da avaliação também depende da metodologia utilizada. Mais uma razão para manter o balanço e os balancetes em ordem, pois quanto mais organizados, mais chances a marca tem de ser bem avaliada.
Por meio dos relatórios de balanços e balancetes os contadores auxiliam os CEO’s das empresas a tomarem decisões importantes, e a avaliação da marca é um exemplo disso. O profissional atualizado e bem preparado estará apto a ingressar no mercado de avaliação de marca e contribuir para o crescimento da empresa.
Para esse procedimento é necessário ter o registro de marca! Converse com quem sabe: linkedin Jussiane Siqueira, e-mail jussiane@inomap.com.br
Escrito por: Sescon GF