30/09/21

Como a análise de dados pode aumentar a qualidade e eficiência do seu escritório

A gente sabe que o mundo está mudando. Tudo é cada vez mais tecnológico e digital e inúmeras portas estão se abrindo para a contabilidade por conta disso. Uma delas é a análise de dados, que organiza e identifica informações a partir dos milhões de dados gerados diariamente. Mas você pode se perguntar: o que estudar essas informações tem a ver com o negócio contábil?

Essa estratégia pode ser mais vantajosa ao contador e seus serviços do que se imagina. Em primeiro lugar, é por meio da análise de dados que a organização pode tomar decisões estratégicas para o futuro. Além disso, é possível, por exemplo, verificar ou refutar modelos técnicos já implantados no negócio, descobrindo sua real funcionalidade. Para esclarecer e tirar suas dúvidas sobre o tema, preparamos esse conteúdo completo para você, com tudo que precisa saber. Então vamos lá?

Afinal, o que é a análise de dados?

Popularizado nos últimos dez anos, o termo Data Analytics – em português, Análise de Dados – chegou com força na indústria 4.0. É com essa transformação que o profissional dá adeus às atividades repetitivas e foca na tendência de conectividade e automatização. Assim, ficou muito mais fácil direcionar seu serviço ao público certo e criar uma linha estratégica para moldar seu negócio ao futuro.

A princípio, utilizar uma estratégia como a análise de dados pode parecer confuso. Mas calma, não se desespere. Afinal, esse é um desafio simples, apesar de requerer tempo, conhecimento e um bom planejamento.

A análise em si nada mais é do que o trabalho de aprofundamento sobre dados que o escritório coleta de suas principais fontes. É nesse ponto que entra o famoso Big Data, recolhendo informações por meio de newsletters, e-mails ou mesmo planilhas. Na rotina contábil, esses dados podem ser diagnosticados a partir de documentos do próprio cliente, como folha de pagamento. Outro exemplo é a emissão de guias de imposto, bem como a gestão de notas fiscais da empresa.

E se você se pergunta por que essa análise é importante, aqui vai um pensamento. Planejar suas decisões com uma base sólida, ao invés de suposições, não seria mais benéfico à organização da sua empresa? Dessa forma, a análise de dados contribui muito além da gestão. Ela facilita o acesso à informações que otimizam o seu negócio, mantém você atualizado e compreendem o cenário para tomar decisões ainda mais inteligentes.

Benefícios dessa estratégia

Criar valor, orientar decisões e planejar o futuro de uma empresa. A análise de dados pode ser definida como uma estratégia multi vantagens, atingindo vários pontos do negócio contábil. Confira como essa inovação pode ser positiva e trazer benefícios até você.

Capacidade de previsão

Na análise de dados, um dos pontos fortes é a capacidade de previsão. Isso significa que, ao estudar as informações recolhidas será possível prever, por exemplo, qual a principal tendência futura para a empresa.

Ao perceber para onde seu escritório está se direcionando, torna-se mais simples criar insights que geram valor para o negócio. Dessa forma, você pode ajustar processos internos e impedir prováveis situações de risco, ou ainda antecipar planos do mercado.

Controle da operação

Com a análise de dados, outra possibilidade que surge é controlar mais assertivamente as suas operações. Um bom início é fazer o diagnóstico dos seus documentos fiscais, recebendo como resultado informações valiosas sobre a própria empresa.

Um arquivo XML que contém campos de resposta podem trazer informações que impulsionam os setores de compras, vendas e logística, por exemplo. No caso das Notas Fiscais, com um software adequado você pode baixar e gerenciar todas as notas emitidas contra o seu CNPJ. Assim, é possível extrair relatórios mais precisos que auxiliam nos processos estratégicos da empresa e aumentam sua eficiência.

Simplificar e rentabilizar o trabalho

Economia de tempo, automatização de processos e muitas ferramentas. Com ingredientes como esses, é impossível não otimizar o seu trabalho. É por isso que a gente diz que a análise de dados pode simplificar e rentabilizar a sua rotina.

Por meio de diagnósticos aprofundados e informações disponíveis em um único lugar, você pode ver facilmente os resultados da sua empresa e do seu cliente. Desse jeito, a produtividade do profissional aumenta e a clareza para encontrar erros e solucioná-los também.

Proximidade

Realizar um estudo minucioso sobre a organização permite descobrir mais sobre as atividades e processos dos seus clientes. Esses dados resultam em um alinhamento e proximidade ainda maior, já que agora é possível visualizar detalhes que antes eram inalcançáveis. Assim, o trabalho em parceria é feito com mais agilidade e eficácia para alcançar resultados mais positivos.

Entender os gastos

A análise de dados traz ainda mais benefícios: a transparência e entendimento sobre os gastos da empresa. Ao receber essa infinidade de informações, o contador tem maior probabilidade de descobrir onde seus custos são maiores e em quais setores são menores. Assim, o gestor pode traçar objetivos mais condizentes com a realidade da empresa ou até mesmo fazer cortes de ajuste.

Se as análises são feitas por departamentos, os gastos podem ser reduzidos em cada setor, ou ainda optar pela terceirização de uma área para auxiliar nos custos.

Análise de dados da sua empresa: saiba por onde começar

Uma análise de dados realmente eficaz e produtiva parte de alguns parâmetros simples, incluídas no planejamento e execução. A seguir, saiba quais são os principais e como eles influenciam nos resultados.

Invista em tecnologia

Quando falamos em análise de dados, provavelmente o primeiro pensamento que vem a cabeça é tecnologia. Afinal, de que outra maneira seria possível gerar milhões de dados e organizá-los de forma estratégica?

Por isso, investir em softwares de gestão e ferramentas ágeis para aprimorar a sua empresa é um passo fundamental. É assim que a gestão da sua organização se desenvolverá de maneira eficiente e seu serviço será destacado mesmo com a competitividade do mercado.

Conheça o Business Intelligence

Uma das primeiras estratégias que se destacam quando tratamos de análise de dados é o Business Intelligence. Também chamado de BI, esse processo consiste na coleta, armazenamento, análise e aplicação de dados e permite a descoberta sobre qualquer assunto do negócio. Esses insights podem e devem ser aplicados no dia a dia, sejam em técnicas operacionais, estudo de público, pesquisa de mercado, comunicação, posicionamento da concorrência ou até o contexto econômico e político do país.

A inteligência de negócios se propõe a realizar um diagnóstico aprofundado em dados internos e externos, com o objetivo principal de avaliar a situação real da empresa. Quais são os pontos fortes? E os fracos? É a partir daqui que fica muito mais simples definir e buscar soluções vantajosas para o seu negócio.

Descubra os benefícios do data driven

Depois de conhecer a análise de dados e pensar no planejamento e execução dessa estratégia no seu escritório, é hora de conhecer a cultura data driven. Apresentada como cultura orientada a dados, as decisões e ideias de empresas que usam essa metodologia surgem geralmente da avaliação de informações voltadas e coletadas sobre o trabalho.

Dessa forma, é possível dizer que um escritório contábil que utiliza estratégias de data driven toma suas decisões baseadas em evidências. Isso significa que as informações que servem de pilares são concretas e verídicas. E uma resolução baseada em evidências tem chances maiores de alcançarem resultados positivos ao seu negócio.

Quer saber como colocar essas estratégias em ação? Então conheça algumas ferramentas para dar os primeiros passos.

Extra: ferramentas para dominar a análise de dados

Para auxiliar você no início dessa jornada, separamos algumas ferramentas que profissionais que desejam dominar a análise de dados devem usar.

1 – Data Studio

Ferramenta de Business Intelligence oferecida pelo Google, o Data Studio permite converter dados em relatórios e dashboards intuitivos. Totalmente customizados de acordo com as suas métricas, a facilidade de uso é um dos pontos de maior força dentro do programa. É possível entender, compartilhar e navegar tranquilamente pela ferramenta, além de converter painéis e colaborar em relatórios sem limites.

2 – Tableau

A Tableau é uma ferramenta que permite visualizar dados brutos em forma de mapas e gráficos interativos. Na sua versão gratuita, você pode se conectar a qualquer fonte de dados, incluindo bancos como Excel, SQL, Google Analytics e outros.

3 – Power BI

Para pessoas sem experiência prévia em análise de dados, a Microsoft desenvolveu a Power BI. Uma das principais plataformas para essa estratégia, aqui você pode criar tabelas interativas e gráficos a partir de dados do seu negócio, com ampla variedade de modelos para exibição.

Como vimos, o mundo digital está chegando para transformar todos os setores, incluindo a contabilidade. E contar com ferramentas e habilidades que gerem valor estratégico aos negócios e destaquem o seu negócio será uma tarefa essencial. Além da análise de dados, existem outras formas de preparar a sua empresa para essa transformação da contabilidade digital. Leia mais sobre esse assunto aqui!

Material produzido por SIEG Soluções.

Escrito por: Sescon GF