27/10/21

Gestão fiscal e tributária: 3 riscos para você não correr

Já pensou em como a gestão fiscal e tributária pode otimizar a sua empresa? Além de garantir que o seu escritório esteja atualizado com a legislação e impulsionando sua produtividade, uma boa gestão pode transformar o seu negócio. Confira o artigo e saiba mais! Você já parou para pensar em como a gestão fiscal e tributária pode impactar o seu escritório? Afinal, é por meio dela que a sua empresa se mantém em dia com as obrigações legislativas, indo desde o pagamento de impostos ao acompanhamento de todas as transações financeiras.

Entretanto, a gestão fiscal e tributária vai além do entendimento e conformidade quanto às leis. Ela possibilita, por exemplo, a otimização de custos, garante transparência e administração financeira e ainda permite reduzir as cargas tributárias. Por isso, realizar a gestão correta é fundamental para impulsionar o desenvolvimento de qualquer escritório, e cometer erros nessa área pode trazer consequências indesejadas para a sua empresa.

Mas, quais são esses erros? Que cuidados devo tomar? E como desenvolver uma boa gestão fiscal e tributária? Para responder a esses questionamentos e um pouco mais, preparamos para você um conteúdo completo. Então vamos começar?

Para que serve a gestão fiscal e tributária?

Multas, processos fiscais, retrabalho e custos excessivos. A probabilidade de que a maioria das empresas deseje evitar prejuízos como esses é alta, não é mesmo? Pois são exatamente fatores assim que uma boa gestão fiscal e tributária procura precaver.

Enquanto a gestão fiscal cuida da seção de prestação de impostos e escrituração fiscal, a função da gestão tributária é um pouco diferente. Esse segundo tipo de administração envolve todos os processos relacionados a tributos, obrigações e seu planejamento estratégico de negócio.

Então, ao passo que uma busca manter-se em dia com as normas de legislação e evitar autuações fiscais, a outra tem intuito de encontrar a melhor tributação para a empresa (como Lucro Real, Presumido ou Simples Nacional, por exemplo) e manter a saúde financeira da organização.

Por se tratar de uma tarefa complexa, é normal ficar confuso. Assim, para simplificar a gestão fiscal e tributária e impedir possíveis erros, existem alguns pontos para manter a atenção. E descobrir quais são é o primeiro passo para melhorar o gerenciamento do seu negócio.

Erros comuns na gestão fiscal e tributária

Não é novidade que o sistema tributário brasileiro requer extrema atenção e conhecimento do profissional contábil. Com detalhes complexos e alterações diárias nas leis, manter-se atualizado e por dentro do que acontece no mercado é mais difícil do que se imagina. Por essa razão, abrem-se possíveis brechas para erros, e eles não são tão incomuns.

Segundo uma pesquisa da Endeavor, 86% das empresas apresentam algum tipo de irregularidade, como declarações não entregues e impostos em atraso. Falhas assim, presentes na rotina do contador, começam, por exemplo, de dificuldades no gerenciamento de processos internos. Pensando nisso, listamos quais são os mais comuns e como resolvê-los.

Falta de planejamento tributário

Com alguns dos encargos tributários mais complexos do mundo, o Brasil não facilita na gestão fiscal e tributária. Além da grande quantidade de tributos, a excessiva burocracia é uma das maiores dificuldades no cumprimento de obrigações.

Por isso, perder datas e encaminhar documentos com atrasos não é uma opção. Afinal, com o Fisco não há exceções. Assim, para garantir uma rotina mais tranquila e manter a sua organização em dia, o indicado é criar um planejamento tributário. Ao traçar um calendário com as datas de envio e controlar os prazos, como o pagamento de impostos, fica muito mais simples estar atento às atualizações da agenda tributária e livrar-se de dores de cabeça.

Não adaptar sua gestão às atualizações da legislação

A contabilidade inova e se transforma a cada dia. E você sabe como estar preparado para estas mudanças? A resposta é simples: permaneça atualizado. A gestão fiscal e tributária está ligada diretamente aos acontecimentos do mercado. Por isso, atualizar-se com as novas regras e estar à frente é papel fundamental para uma boa gestão.

Existem diferentes maneiras de estar conectado ao que acontece no mundo contábil. Acompanhar notícias, realizar treinamentos de equipe e participar de redes e fóruns são algumas delas. Assim, mais do que manter-se atualizado, você descobre novas formas de inovar e desenvolver o potencial do seu escritório.

Sistema de gestão para otimizar processos

O que melhor para sua empresa do que automatizar processos? Incorporar tecnologia ao seu dia a dia não só otimiza a gestão fiscal e tributária da sua empresa como também impulsiona a produtividade. Por isso, não tenho medo ao contratar um sistema de gestão eficiente.

Ao realizar procedimentos manuais, além de apresentar maior lentidão, os prováveis resultados incluem alguns pontos não tão atrativos. Informações descentralizadas, dificuldade no controle de documentos, falhas humanas e frequência de autuações por inconsistência de dados são certos erros que podem ser consertados.

Com um software de gestão adequado, é possível, por exemplo, atender às legislações vigentes facilmente, bem como agilizar os processos internos do seu negócio. Afinal, um sistema de gestão atua de forma integrada em todos os departamentos, alcançando produtividade e evitando erros.

Extra: entenda quais são as consequências de um erro tributário

É comum pensar que erros de pouco valor na gestão fiscal e tributária trazem apenas uma pequena multa. Contudo, esse é um grande engano.

Em casos como a documentação do ICMS, por exemplo, além da questão fiscal, o gestor recebe ainda sanções fiscais. Isso porque, ao considerar que o produto já está transitando, a carga pode ser retida, o frete sofrerá alterações no preço e a entrega final será prejudicada.

Assim, mesmo pequenos erros, má interpretação ou dúvidas em relação às questões tributárias podem trazer um impacto sério ao seu negócio. Por isso, ficar atento as leis e manter a sua gestão atualizada é mais que um destaque, é uma peça chave no desenvolvimento da sua empresa. E a SIEG pode ajudar você nessa tarefa.

Contando com uma ferramenta poderosa para a gestão de documentos fiscais eletrônicos, a solução da SIEG possibilita maior produtividade ao otimizar o seu tempo. Organizando arquivos da sua empresa por CNPJ, mês e ano, capturando documentos fiscais automaticamente – o que dispensa a intervenção manual – e garantindo sua autenticidade, os benefícios que o sistema pode garantir à você e aos seus clientes 15são inúmeros. Saiba mais sobre as nossas ferramentas aqui!

Publicação por SIEG Soluções.

Escrito por: Sescon GF