07/06/21

O que é Ginástica Laboral?

Ginástica Laboral é a prática de qualquer atividade física realizada e supervisionada por profissionais de Educação Física durante o horário de trabalho. Portanto, visa prevenir doenças ocupacionais e lesões por esforço repetitivo, comumente conhecidas como L.E.R/D.O.R.T.

A ginástica laboral é considerada uma alternativa na prevenção e melhora dos problemas de saúde relacionados ao trabalho. Contribui não apenas em aspectos físicos, mas também na melhora do relacionamento interpessoal e em tudo que gira ao seu redor, como o combate a depressão, ansiedade, estresse, síndrome de burnout, entre outros.

A prática desse tipo de ginástica traz ainda:

  • Estímulo à prática regular de exercícios físicos
  • Mais energia e disposição
  • Melhora da postura
  • Desenvolvimento da consciência corporal
  • Redução da sensação de fadiga
  • Melhora da atenção e concentração
  • Melhora da circulação sanguínea e, consequentemente, da frequência cardíaca e pressão arterial

Há quem entenda os benefícios trazidos pela ginástica laboral aos seus funcionários, mas não coloca em prática por dúvidas bastante comuns que esclareceremos a seguir.

 

Preciso de um espaço específico para realizar as aulas?

Não, a ginástica laboral pode ser realizada em qualquer ambiente da empresa, desde que comporte a quantidade de pessoas e seja salubre. Estas atividades realizadas e os materiais de apoio utilizados serão adaptados ao espaço disponível.

A Ginástica Laboral tira muito tempo do meu colaborador?

Não, as aulas têm duração média de 10 a 12 minutos, conforme a disponibilidade acordada pela empresa. O tempo total de pausa, que considera a aula e os eventuais deslocamentos de ida e volta ao local da atividade, não passam de 15 minutos.

Quanto custa a Ginástica Laboral?

Essa é sempre uma das principais dúvidas. Normalmente, os preços cobrados pelo mercado variam conforme o número de turmas, frequência semanal e a localização da empresa. O custo da hora/aula é bastante relativo, então vale a pena você conversar com os instrutores e solicitar um orçamento. Para os associados do Sescon GF, a Prosem Ginástica garante 20% de desconto; converse com eles neste link e saiba mais sobre preços.

Como faço para o valor investido retornar para a empresa?

Para que você perceba a importância da ginástica laboral, imagine o seguinte cenário:

 

Um colaborador trabalhando no computador entre 6 e 8 horas por dia. Ele começa a sentir dor nas costas (as mais comuns), mas a ignora para seguir concentrado e desenvolver sua tarefa, pois precisa entregá-la logo. A dor persiste e ele perde ritmo e concentração, ficando frustrado por sua perda de rendimento. Após o expediente, vai embora fadigado e não tem uma boa noite de sono, afinal continua com dor.

No outro dia, retorna cansado e desanimado ao escritório, recomeçando todo o processo. Agora imagine isso em uma escala maior e com mais frequência: qual seria o resultado?

Você já entendeu que em breve esse colaborador faltará para procurar ajuda médica e fazer um tratamento, ou apenas para repousar. A essa altura, o trabalhador já está insatisfeito, teve um decréscimo em sua produtividade e isso, infelizmente, resultará em seu afastamento.

 

Agora imagine se toda a sua equipe começasse a sentir desconfortos, dores e incômodos, já que de alguma forma todos estão no mesmo ambiente de trabalho e expostos aos mesmos estímulos. Todo esse cenário pode ser evitado com a prática da ginástica laboral, e é apenas um de seus ganhos como empresa.

Como ficam as aulas durante a pandemia? Como atendo meu colaborador em Home Office?

Através de rápida adaptação ao novo momento que a pandemia nos trouxe, com novas relações nas prestações de serviço, as aulas ocorrem normalmente de forma presencial ou por videochamada. Nesse modelo, é criado um link e disponibilizado aos colaboradores, com dias e horários pré-estabelecidos, nos quais estes acessam de onde estiverem e realizam as atividades ao vivo com as orientações dos profissionais. Para facilitar, vale até uma chamada de vídeo no WhatsApp.

O que devo considerar na hora de contratar uma empresa de Ginástica Laboral?

Quando se trata da saúde de seus colaboradores e da direta interação que a ginástica promove,  você precisa escolher bem seu prestador de serviço. Uma boa forma para isso é buscar recomendações de alguém em quem confie, afinal, quem gosta indica. Mas vale também pesquisar.

A empresa que irá prestar esses serviços deve ter profissionais habilitados de educação física, que recebam treinamento constante e utilizem material de apoio em boas condições.

Um prestador de serviço experiente, com clientes de diversas áreas, abrange desde o trabalho sedentário ao trabalho pesado, de escritórios a linhas de produção.

É interessante considerar uma empresa que ofereça serviços diversificados e agregue valor sem elevar o custo, como avaliação ergonômica dos postos de trabalho, trilhas, envio de vídeos com exercícios para serem feitos em casa e participação em eventos da empresa.

Conversando com a Prosem Ginástica, você garante desconto ao comunicar que conheceu a empresa através do Sescon GF. Veja preços, modalidades e como sua empresa pode se beneficiar da ginástica laboral desenvolvida conforme as particularidades da sua equipe.

Fale com a Prosem Ginástica no WhatsApp clicando aqui!

 

Leia também: Escalabilidade: como crescer com os mesmos recursos
E mais: Clima organizacional: 5 dicas para melhorar o da sua empresa

 

Participe do grupo de novidades do Sescon GF no WhatsApp

Escrito por: Sescon GF