28/02/20

Para a advogada Lethícia Ferreira é possível aprimorar as rotinas dos escritórios sem onerar o empresários em consonância com a CLT

O módulo de direito trabalhista do programa Contando com o Direito vai ter aulas com advogada Lethícia Ferreira. O módulo abordará quais os principais assuntos que os contadores precisam saber na questão do Direito Trabalhista e como isso pode impactar no dia a dia dos escritórios.

O Blog do SESCON GF conversou com ela e advogada destacou que é possível aprimorar a rotina nas empresas e ao mesmo tempo estar em consonância com a CLT. Lethícia falou ainda sobre a Reforma Trabalhista e alguns outros assuntos que serão abordados durante o curso.

Ficou interessado? Inscreva-se no programa Contando com o Direito e se atualize com o temas como Direito Trabalhista, Societário, Civil, entre outros. Clique aqui e saiba mais.

Confira a entrevista completa abaixo.

Lethícia Ferreira – Graduada em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí, Lethicia Ferreira é especialista em Direito e Processo do Trabalho pela Amatra em 2011. Pós graduanda em Direito Digital pela CERS. DPO – Data Protection Officer em formação pelo SeuFuturo.com e Peck Sleiman EDU. Fundadora do escritório Lethícia Ferreira Advocacia. Associada da ACAT – Associação Catarinense de Advogados Trabalhistas e Associação Catarinense de Advogados Trabalhistas e ABRAT.

SESCON GF – Qual a importância em unir assuntos da Contabilidade e de Direito em um único curso?

Lethícia Ferreira – Por mais que muitas pessoas não concordem, são áreas que andam em paralelo, onde uma complementa muito a outra.

Um advogado que se especializa na area trabalhista, precisa entender de folha de pagamento, cálculos rescisórios, assim com um profissional da contabilidade necessita estudar leis e convenções coletivas para atender o cliente da maneira mais correta.

Mas como existe uma infinidade de legislações, e entendimento de diversos Tribunais é complicado manter-se atualizado sozinho. É aí que surge a necessidade de um curso com múltiplos profissionais especialistas para atualização de mercado tão importante.

Inscreva-se no Contando com o Direito aqui.

SESCON GF – O que os alunos pode esperar do Direito Trabalhista ?

Lethícia Ferreira – O módulo será essencialmente prático. Trazer o dia a dia das empresas e suas dificuldades nas rotinas com os empregados. Muitas vezes o contador, ou o profissional d o Departamento Pessoal deixa de fazer determinadas situações por entender que pode trazer um risco para o cliente, ou até mesmo por desconhecê-la.

Então vamos abordar os princípios do Direito do Trabalho, mas principalmente as dificuldades que visam prevenir ações trabalhistas.

SESCON GF – Vai ser tratado sobre a Reforma Trabalhista? O que ela vai mudar, resumidamente, com a vida dos contadores e dos participantes do curso?

Lethícia Ferreira – A Reforma Trabalhista é a cereja do bolo do nosso curso. Mesmo em vigor há quase 3 anos, a Lei nº 13.467/2017 é ainda desconhecida na sua profundidade. E nela existem inúmeros institutos que podem melhorar as relações de trabalho.

Já imaginou pode compensar as horas extras que muitas vezes são até um pedido do empregado que precisa de algumas folgas, sem que isso seja pago como hora extra? Ou melhor! Aquele famoso e temido pagamento por fora tem solução? Tem sim. No nosso curso vou mostrar o quanto é possível melhorar as rotinas da empresa, sem onerar o empresário.

Vou ensinar a reduzir custos, aliado a aspectos motivacionais de agregam na empresa. Temos que conduzir as empresas, através da Contabilidade, a criar ambientes de trabalho sadios e extremamente produtivos. Tudo isso é possível e viável em consonância com a CLT.

Escrito por: Sescon GF