11/07/17

Arrecadação tributária do 1º semestre em SC cresce 6%

A Secretaria do Estado da Fazenda divulgou os dados da arrecadação tributária de Santa Catarina no primeiro semestre de 2017. Apesar da crise, o Estado registrou crescimento no acumulado entre os meses de janeiro e junho de 6%.

Só em junho, a arrecadação de impostos, que contempla o ICMS, ITCMD, taxas estaduais e repasses da União, totalizou R$1,9 bilhão – 9,8% maior do que o mesmo mês em 2016, e 3% a mais do que maio de 2017. O Governo Estadual dá crédito ao fato das equipes de fiscalização estarem fazendo seu trabalho para combater a sonegação e inadimplência e cobrar as dívidas tributárias dos contribuintes. O tímido aumento no número de vagas de empregos e o fim do acúmulo de créditos do ICMS podem ter contribuído para o crescimento da arrecadação.

Apesar do crescimento, o cenário ainda é de preocupação para o momento: em 2014, o primeiro semestre registrou arrecadação de 13,5%, por exemplo, e segundo a Secretaria, o acumulado destes seis primeiros meses de 2017 fechou 90 milhões abaixo do esperado.

Escrito por: Sescon GF