01/08/17
Mais de 48 mil contribuintes já aderiram ao novo Refis.
A Receita divulgou nesta semana que mais de 48 mil contribuintes já aderiram às atualizações do programa de refinanciamento de débitos não tributários, conhecido como Refis. Apesar dos entraves que o programa passa desde julho em Brasília, as empresas e pessoas físicas já estão parcelando seus tributos atrasados conforme as novas condições.
A atual Medida Provisória autoriza a redução dos juros e multa para dívidas, com valores que chegam a 90% para juros e 50% para multas. Cerca de 2,7 milhões de empresas das 12,7 milhões que existem no país devem ser beneficiadas. Os contribuintes poderão liquidar dívidas perante a Secretaria da Receita Federal (RFB) e a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) vencidas até o dia 30 de abril de 2017. O prazo para aderir ao novo Refis é até 31 de agosto.
Com o perdão das dívidas pelo Refis, que chegariam a $220,6 bilhões ao longo dos próximos 15 anos em troca da receita que totaliza R$420 milhões de reais, surge um alerta para a economia do país, que esperava mais de R$13 bilhões em arrecadações.
Saiba como os contribuintes podem aderir ao Refis, aqui.
Escrito por: Sescon GF