08/08/17

Sescon GF acompanha debate sobre o eSocial.

O sistema informatizado eSocial já está aberto para todas as empresas do país automatizarem e centralizarem a prestação de informações e tributos ao governo. A ferramenta online permite substituir 15 tipos de declarações como as do GFIP, RAIS, CAGED e DIRF, por apenas uma. O projeto do governo federal pretende integrar a rotina de mais de 8 milhões de empresas e 40 milhões de trabalhadores.

O Sescon GF, junto com a FENACON, vêm acompanhando o processo de debate do eSocial com os órgãos participantes e oferecendo importantes contribuições que irão trazer maior segurança e praticidade no trabalho do empresário contábil, como cursos de capacitação sobre o tema para que os profissionais da contabilidade permaneçam sempre atualizados.

Para o presidente do Sescon GF, Fernando Baldissera, o eSocial é uma ferramenta que deverá mudar a forma como a legislação trabalhista é aplicada pelas empresas. “Será uma ferramenta mais eficiente para que os órgãos de fiscalização possam coibir práticas que contrariem a legislação. É fundamental que o empresário tenha uma empresa de contabilidade parceira, que esteja atualizada e possa orientar seu cliente de maneira segura e eficiente para cumprir a legislação”, diz.

A plataforma está em período de testes para que os contribuintes possam ir se ambientando. A partir de 1° de janeiro de 2018, seu uso começa a ser obrigatório para as empresas com faturamento superior a R$ 78 milhões anuais e, em 1° de julho de 2018, para todos os empregadores do país.

Escrito por: Sescon GF