19/04/18
Receita Federal em Florianópolis combate fraudes na declaração de recursos em espécie.
A Receita Federal em Florianópolis apresenta em entrevista coletiva nesta quinta-feira, 19 de abril, as 9:30 horas a “Operação Tio Patinhas”.
O meio circulante em moeda nacional totaliza em 31 de dezembro de 2016 o montante de 232 bilhões de reais. Na mesma data, as pessoas físicas declaravam no IRPF guardar em espécie 220 bilhões de reais. 95% do meio circulante nacional é declarado como guardado em espécie por pessoas físicas.
Se verdadeira e confiavel esta informação, restariam apenas 12 bilhões de reais em recursos no caixa das empresas, na tesouraria dos bancos, nos caixas eletrônicos, na casa da moeda e ainda valores não declarados.
Algumas das fraudes já identificadas envolvem esquemas de corrupção, lavagem de dinheiro e sonegação. Para combater de forma sistêmica estas fraudes a Receita Federal em Florianópolis lança a operação Tio Patinhas.
Em Santa Catarina 621 pessoas físicas declararam na DIRPF/2017 possuir mais de R$ 1 milhão de moeda em espécie e mais de 44 mil pessoas físicas declararam possuir mais de R$ 100 mil reais de moeda em espécie.
O nome da operação “Tio Patinhas” vem justamente do fato de o personagem guardar grande parte de sua riqueza em um Caixa-Forte e não em um banco.
Fonte: Assessoria da RFB em Florianópolis
Escrito por: Sescon GF