21/09/21

Projeto de transformação digital da Prefeitura de São José é apresentado ao Sescon GF

Reunião presencial aconteceu na sede da entidade

O presidente Darley Grando recebeu na manhã desta segunda-feira, 20/09, representantes da Prefeitura de São José que apresentaram os primeiros passos do projeto que visa mudanças em seu sistema para  tornar os processos mais dinâmicos através da digitalização. Entre os presentes, estiveram o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Marcelo Fett, a Diretora de Fiscalização de Tributos, Suellen Campos Leopoldo, a Assessora da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Kamila Porfirio, e a gerente executiva do Sescon GF, Giselle Loregian.

O projeto, que deve iniciar com o mapeamento dos processos, trata da implantação de um sistema único na prefeitura que substitua os atuais e dispensa ações analógicas, como análise e preenchimento manual de documentos. Para o secretário Marcelo Fett, a mudança deste sistema promoverá mais do que o mapeamento de processos, incluirá a qualificação técnica dos servidos e a implementação de tecnologias para que a prefeitura atinja um patamar digital comparável aos melhores municípios do Brasil. “Queremos que as pessoas entendam as vantagens que terão ao participar desta mudança: todos nós como agentes de transformação, e claro que isso não acontece do dia para a noite”, disse Fett.

O presidente Darley Grando manifestou apoio às ações: “Esta transformação não só é necessária, como terá todo o nosso apoio; São José pode e merece estar entre os municípios que mais arrecadam e que também tem as melhores condições de empreender em Santa Catarina”. Ao analisar essa transição que a Prefeitura de São José projeta colocar em prática, Grando lembrou a virada tecnológica ocorrida quando a contabilidade precisou se adaptar: “A prefeitura passa hoje por um momento que nós contadores vivemos há alguns anos, em que os processos internos foram redesenhados e pessoas precisaram mudar seu perfil para praticar uma contabilidade mais ágil e dinâmica no assessoramento seus clientes”.

O secretário Marcelo Fett reforçou a necessidade de diálogo entre o poder público e o Sescon GF, a fim de garantir mudanças que, de forma efetiva, impacte positivamente na economia do município, impulsionando a receita e consequentemente facilitando o dia a dia do contador: “Ter o apoio do Sescon GF é muito importante, pois o profissional da contabilidade é o primeiro a sentir essa diferença; é o termômetro dessa mudança”.

Suellen Campos, diretora de Fiscalização de Tributos, manifestou o desejo de implementação deste novo sistema para dar suporte à gestão municipal em ampliar integração das informações, e também demonstrou compromisso com a classe contábil: “Queremos trabalhar exatamente nessa linha. As secretarias da Fazenda e Desenvolvimento Econômico estão conversando com os contadores para que todo o processo seja feito em parceria e funcionem cada vez melhor”.

Momento Fiscal São José

O Momento Fiscal São José, que acontece na próxima terça-feira, 28/09, também foi abordado como o evento em que o projeto de um sistema integrado será apresentado aos contadores. Suellen Campos adiantou os assuntos escolhidos para a rodada: “Apresentaremos um manual que orientará os contadores e seus clientes que possuam dificuldade no preenchimento da Nota Fiscal de Serviço, que é uma dor identificada pela prefeitura e que nós decidimos agir com orientações para resolvê-la”. E completou: “Nossas sugestões darão mais tranquilidade para que o contribuinte não tenha pesadelos na hora de saber para quem deve pagar o tributo e, claro, abrir espaço para escuta das demandas do município”.

Kamila Porfirio demonstra a importância da realização do Momento Fiscal para a prefeitura, que deseja “ouvir os contadores e proporcionar a abertura para atuar em conjunto com o Sescon GF”. A assessora da Secretaria de Desenvolvimento Econômico adiantou, ainda, a apresentação de planos de metas da receita durante o evento, com os próximos passos das melhorias na Prefeitura.

 

Já se inscreveu no Momento Fiscal São José? Clique aqui.

Escrito por: Sescon GF