Programa de Qualidade e Excelência nas Empresas de Serviços Contábeis

O que é o PQEC?

Programa de Gestão de Qualidade e Excelência visa melhorar a gestão dos Escritórios de Serviços Contábeis da Grande Florianópolis por meio da adoção do Modelo de Excelência da Gestão®.

O Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) é o carro-chefe da FNQ – Fundação Nacional da Qualidade, para a concretização da sua missão, que é a de estimular e apoiar as organizações brasileiras no desenvolvimento e na evolução de sua gestão para que se tornem sustentáveis, cooperativas e gerem valor para a sociedade e outras partes interessadas.

Ao modelar a gestão com referência no Modelo de Excelência em Gestão®, o Escritório terá as seguintes práticas adotadas:P

Autoavaliação da Gestão em todas as áreas;

Comprometimento com a força de trabalho;

Percepção dos seus pontos fortes e oportunidades para melhorias;

Acompanhamento dos especialistas do PQEC.

Benefícios do Programa:

Promove a competitividade e a sustentabilidade;

Proporciona um referencial para a gestão das empresas;

Promove o aprendizado organizacional;

Possibilita a avaliação e a melhoria da gestão de forma abrangente;

Prepara a organização para participar do Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ);

Melhora a compreensão de anseios das partes interessadas;

Mensura os resultados do negócio de forma objetiva;

Desenvolve a visão sistêmica dos executivos;

Estimula o comprometimento e a cooperação entre as pessoas;

Incorpora a cultura da excelência;

Uniformiza a linguagem e melhora a comunicação gerencial;

Permite um diagnóstico objetivo e a mensuração do grau de maturidade da gestão.
Enfatiza a integração e o alinhamento sistêmico.

Promove a competitividade e a sustentabilidade.

Proporciona um referencial para a gestão das empresas.

Promove o aprendizado organizacional.

Possibilita a avaliação e a melhoria da gestão de forma abrangente.

Prepara a organização para participar do Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ).

Melhora a compreensão de anseios das partes interessadas.

Mensura os resultados do negócio de forma objetiva.

Desenvolve a visão sistêmica dos executivos.

Estimula o comprometimento e a cooperação entre as pessoas.

Incorpora a cultura da excelência.

Uniformiza a linguagem e melhora a comunicação gerencial.

Permite um diagnóstico objetivo e a mensuração do grau de maturidade da gestão.

Enfatiza a integração e o alinhamento sistêmico.

Importante: O Programa se divide em 02 grupos: 125 pontos e 250 pontos.

O grupo de 125 pontos é para empresas iniciantes no projeto e que precisam passar por um diagnóstico e um processo de maturidade na gestão. Quando a empresa alcança 250 pontos conforme indicadores aplicados durante o Programa, ela sobe de categoria e vai para o grupo 250 pontos.

Essa mudança de nível depende da estruturação e o desenvolvimento de cada empresa. Pode acontecer em apenas 01 ciclo (01 ano) ou mais.

Ao final de cada ciclo (ano), as empresas recebem um certificado pela pontuação alcançada e um selo do PQEC para uso em site institucional e redes sociais.

Saiba mais sobre as fases do PQEC:

Etapa 1 –  Oficinas em Grupo –  presencial de 8h  para levantamento da maturidade de gestão de cada empresa. – TURMA 125 PONTOS

Datas: 26/03 e 07/05 das 13h30min às 17h30min

Principais temas abordados:

1 – Formação de líderes;

2 – Clima Organizacional;

3 – Gestão estratégica;

4 – Gestão por resultados;

5 – Gestão por processos;

Etapa 1 –  Oficinas em Grupo –  presencial de 8h  com capacitação específica. – TURMA 250 PONTOS

Datas: 19/03 e 21/05 das 13h30min às 17h30min

Principais temas abordados:

1 – Gestão Comercial p/ Empresas de Serviços Contábeis

2 – Estratégias de Marketing p/ Empresas de Serviços Contábeis

3 – Gestão de Pessoas

4 – Gestão por Resultados

Etapa 2 – Visita de Validação do Diagnóstico (a agendar com cada empresa) – Turma 125 e Turma 250 pontos

Visita de 04 horas em cada escritório participante para validar o diagnóstico, orientar as próximas atividades e sanar as dúvidas.

Principais temas abordados:

• Utilização do MEG como referência para melhoria da
gestão;

• Verificação das evidências de melhoria;

• Confirmação da pontuação atual dos escritórios e
evolução da gestão.

Etapa 3 – Entrega do Relatório de Avaliação – Turma 125 e Turma 250

Turma 250 pontos: baseada no caderno compromisso com a excelência 250 pontos (Individual).
Turma 125 pontos: baseada no caderno primeiros passos para a excelência 125 pontos (Individual).

Elaboração do relatório de avaliação individual – com as oportunidades de melhorias, pontos fortes e pontuação.

– Será realizada entrega via Skype para cada escritório, prevendo 01 hora para apresentação do Especialista levantando os principais pontos e para auxiliar em quaisquer dúvidas que surjam.

Etapa 4 – Capacitação Específica

Todas as empresas participantes receberão capacitação específica (em grupo) de 16 horas presenciais divididas em 4 momentos de 4 horas.

Obs.: Para a turma de 125 pontos será da seguinte forma oficina de maturidade de gestão de 8h (etapa 01) + 02 workshops de 04h cada (escolher 02 temas abaixo de sua preferência). Já para a turma de 250 pontos a oficina de diagnóstico (8hs – etapa 01) e a capacitação específica (+8h) se darão através dos 04 temas de workshops descritos abaixo:

Opções de workshops :

1 – Gestão Comercial p/ Empresas de Serviços Contábeis 4 h

2 – Estratégias de Marketing p/ Empresas de Serviços Contábeis 4 h

3 – Gestão de Pessoas 4 h

4 – Gestão por Resultados 4 h

ELETIVAS (será realizado a parte)

1 – Contabilidade Digital

2 – Contabilidade Consultiva

A apresentação do conteúdo será expositivo e com atividades propostas como exercício para fixação do conteúdo;

Evento de Brainstorming 

Evento realizado para troca de experiências entre as empresas participantes. São apresentados cases de sucesso resultantes do programa, todos relacionados com a gestão de empresas de serviços contábeis. Participação de toda a equipe de colaboradores de cada empresa, com entrada gratuita.

Etapa 5 – Melhoria da gestão – Turma 125 e Turma 250 pontos

As empresas participantes aplicarão os conhecimentos adquiridos na capacitação, realizando melhorias em sua gestão e sendo acompanhadas pelos especialistas em gestão do ExcelênciaSC ( individualmente por um período de 3h a ser agendado com cada empresa), ao longo dos meses. Esse acompanhamento terá como prioridade as oportunidades de melhorias levantadas ao longo do programa.

Principais temas abordados:

• Perguntas sobre a gestão das Empresas;
• Verificação de evidências;
• Validação do Diagnóstico.

Etapa 6 – Visita e relatório de avaliação – Turma 125 e Turma 250 pontos

Compõem esta etapa:
Visita de 3 horas (a ser agendado) em cada escritório participante para acompanhar o andamento das atividades e execução do Plano de Melhoria da Gestão. Elaboração do Relatório de Avaliação por escritório participante.

Principais temas abordados:

• Utilização do MEG como referência para melhoria da gestão;
• Verificação das evidências de melhoria;
• Confirmação da pontuação atual dos escritórios e evolução da gestão.

Etapa 7 – Ranking para premiação – Turma 125 e Turma 250 pontos

Ações dessa etapa:

Elaboração do Ranking de todos os escritórios participantes e relatório final.

Principais temas abordados:

• Pontuação dos participantes no início e final do Programa.

ALICE CARNEIRO DE CASTRO – Administradora e Mestre em Administração, atua como consultora na área de Estratégias e Processos Gerenciais e Professora de Graduação e Pós-Graduação em Gestão na UDESC/ESAG, IPOG e SENAC. É especialista no Modelo de Excelência da Gestão, atuando há 11 anos na implantação e avaliação de sistemas de gestão baseados neste Modelo, sendo também avaliadora voluntária do Prêmio Nacional da Qualidade de 2008 a 2014 e participante do Núcleo Técnico da Rede Nacional de Programas de Qualidade e Produtividade, além de atuar como instrutora no Prêmio MPE Brasil e estar credenciada como especialista em gestão e instrutora no Movimento Catarinense pela Excelência.