25/08/22
SESCON GF e Emlink promovem capacitação sobre Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica
Palestra gratuita foi direcionada para contadores, contabilistas e assistentes contábeis que atendem clientes do comércio varejista
O SESCON GF e a EmLink, empresa especializada na implantação de softwares e equipamentos para gestão de negócios, promoveram capacitação gratuita sobre a implantação da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica – NFC-e, que vem sendo substituída de forma expressiva pelo cupom fiscal impresso nas lojas de varejo.
Ao falar para um público de contadores, contabilistas ou assistentes contábeis do comércio, o diretor financeiro do SESCON GF, Luiz Carlos de Amorim Junior, apresentou um case de uma empresa de alimentos e todas as etapas do processo de substituição do sistema, do credenciamento à implantação e funcionamento do comprovante digital de compra.
“Todo o processo de emissão da nota NFC-e é 100% digital, diminuindo o custo com equipamentos de impressão, podendo ser enviado ao cliente por e-mail ou SMS, por exemplo. Para o contador é ótimo também, porque dá facilidade no recebimento dos documentos fiscais de forma eletrônica, dando agilidade na hora de fechar a contabilidade”, explica Amorim.
A NFC-e é a nota fiscal que substitui o cupom fiscal e a nota fiscal de modelo 2, documentos muito utilizados pelo varejo brasileiro. O objetivo é diminuir o acúmulo de documentos, melhorando o controle e a transparência das vendas realizadas. O sócio-proprietário da EmLink, Anderson Angeli, explica que a NFC-e veio para revolucionar o comércio, pois possui uma barreira de entrada baixa para que os empreendedores possam adequar seus sistemas.
“Desenvolvemos um software que permite ao comerciante emitir a NFC-e a qualquer hora e qualquer lugar, tendo o controle de tudo que é vendido na loja graças a integração dos sistemas. Para o cliente também há diversas vantagens, como o acesso à nota pelo QR Code no smartphone e o controle de notas de compra em um único ambiente digital, evitando que se perca notas fiscais impressas, que é relativamente algo comum”, considera Angeli.
Outras vantagens
Com a nota fiscal de consumidor, a Sefaz (Secretaria de Estado da Fazenda) de cada estado conseguirá ter acesso à NFC-e no mesmo instante em que ela for emitida, assim como já acontece com a NF-e (modelo 55).
Além disso, não será necessário a compra de impressoras fiscais para entregar o comprovante da compra e nem fiscalização em cada uma dessas máquinas. Esse modelo eletrônico ainda permite que o cliente acesse o site da Sefaz e consulte todas as notas fiscais geradas em seu nome.
Escrito por: Sescon GF