06/09/22
SESCON GF é procurado para auxiliar na divulgação do “Novo Sistema Tributário” de Florianópolis
Durante a troca de sistema, nenhum processo administrativo, ou abertura de CNPJ,
poderá ser feito entre os dias 16 de setembro e 04 de outubro
A diretoria do Sindicato das Empresas Contábeis da Grande Florianópolis, SESCON GF, foi procurada por representantes públicos das secretarias municipais da Fazenda, e da pasta de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Florianópolis, para apresentação do “Novo Sistema Tributário” do município.
O objetivo do executivo foi informar a categoria contábil, em primeira mão, sobre a troca do software de serviços tributários ao consumidor. Conforme o executivo, entre os dias 16 de setembro e 04 de outubro, não será possível movimentar processos administrativos, nem registrar CNPJ na Prefeitura de Florianópolis.
Para o presidente do SESCON GF, José Carlos de Souza, toda mudança pode gerar certo desconforto, mas apoia a qualificação do sistema porque a tecnologia evolui para se tornar aliada. “Observamos o arrojo desse grupo fiscal e confiamos que a migração dos dados vai proporcionar mais segurança, transparência e agilidade para abertura e manutenção das empresas de Florianópolis. Vamos auxiliar o executivo na promoção da informação junto aos nossos contadores associados”.
A secretaria da fazenda explica que trata-se da substituição do sistema STM-ZIM para o Sistema Betha, em que todas as informações das empresas serão armazenadas digitalmente, na “nuvem”. “A qualificação vai trazer mais segurança e proteção às informações das empresas da capital, integrando um conjunto de 16 serviços que poderão ser consultados de forma instantânea, após a completa migração do sistema”, explicou o secretário Leandro Rodrigues, destacando que a geração de notas fiscais vai seguir funcionando online sem interrupções.
Estiveram presentes na reunião com o presidente do SESCON GF, José Carlos de Souza, o Secretário de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Juliano Richter Pires, o secretário Municipal da Fazenda, Leandro Domingues,a representante do CRC-SC, Gislei Hemsing, da FECONTESC e da JUCESC, Luciano Kowalski e da AMPE Metropolitana, Antônio Carlos Poletini.
Vantagens do Novo Sistema Tributário
– Melhoria segurança informação e proteção dos dados
– Potencial de integração com bases externa que automatização diversos procedimentos
– Melhoria na qualidade dos dados cadastrais
– Eliminação de processos administrativos gerados pelas limitações do STM-ZIM
– Avanço nas melhorias tecnológicas (DTE, PIX, ITBI on line, entre outros)
– Disponibilização de dados as órgãos externos de controle (Exemplo e-Sfinge tributário)
– Melhoria na gestão da informações estratégicas (painel de situação e desenvolvimento de relatórios)– Melhor gestão na carteira de cobrança
– Integração em tempo real com a contabilidade do Município
Escrito por: Sescon GF