14/09/23

FAQ | Criação de novos cadastros biométricos para Certificação Digital  

Informamos que recentemente a Certisign e o ITI estiveram trabalhando em colaboração na revisão de seus sistemas e identificaram algumas melhorias que precisam ser implementadas. 

Melhorias essas que visam garantir uma maior segurança nos processos, porém para que sejam implementadas como o menor impacto possível, a partir de amanhã 14 de setembro de 2023, não será possível realizar a validação de clientes que não possuem biometria cadastrada no PSBIO Certibio, ou seja, não será possível fazer novos cadastros.

Para minimizarmos ainda mais o impacto, caso no momento da compra já seja identificada tal situação iremos informar ao cliente da impossibilidade de validação do certificado digital nesse momento, para evitar um maior descontentamento por parte dele.

A previsão de retorno dos cadastros biométrico é para o dia 21 de setembro de 2023, estamos acompanhando esse processo de perto junto a Certisign, manteremos vocês informados à medida que tivermos mais informações. Qualquer dúvida nossa central de atendimento está à disposição.

CADASTRO BIOMÉTRICO – CERTIBIO – DÚVIDAS

Recebemos alguns questionamentos, mapeamos e estamos disponibilizando aqui em modelo de FAQ.

  1. Esse bloqueio afeta pedido presencial e videoconferência?

Sim, a restrição é para qualquer modalidade, presencial, videoconferência ou online.

  1. Clientes que possuem CNH poderão fazer o certificado digital?

Não, somente poderemos validar os certificados digitais de clientes que já possuem o cadastro no CERTIBIO.

  1. Todos os pedidos serão bloqueados no momento da compra?

Sim, mas a partir de hoje, 14 de setembro. Pedidos que foram comprados anterior ao dia de hoje, o cliente pode tentar realizar a validação do certificado, nesse caso não será possível prosseguir com a validação, pois o pedido travará na coleta biométrica.

  1. Caso o cliente já tenha comprado e não consiga validar, como proceder?

Informar o cliente que como não foi possível localizar a biometria dele(a) na base biométrica do Certibio, nesse momento não será possível dar prosseguimento na validação, somente a partir do dia 21 de setembro, verificar se ele pode aguardar até essa data. Caso houver a recusa, orientar o cliente a fazer contato com nossa central de atendimento.

  1. É certeza que dia 21 de setembro será possível validar os pedidos?

Bem, não é uma certeza, é uma previsão e sabemos que a Certisign não está medindo esforços para que essa data seja concretizada.

  1. Essa situação também ocorrerá com pedidos deles (Certisign)? Sim.

Informações: FENACON

Escrito por: Sescon GF