02/10/24

Veja as propostas dos Candidatos a Prefeito da Grande Florianópolis, que acolheram as pautas dos empresários contábeis na sede do SESCON GF

A Diretoria do SESCON GF recebeu em sua sede os alguns candidatos a Prefeito dos municípios de Florianópolis, São José, Palhoça e Governador Celso Ramos. 

O presidente José Carlos de Souza entregou uma carta de reivindicações dos empresários contábeis, em que sugere-se melhorias nos sistemas de tributação municipal, redução de carga tributária, desburocratização para abertura de negócios, inclusão de contadores associados em comitês e órgãos representativos, assuntos de inovação e atendimento ao contador. 

Todos os candidatos assinaram o documento. Estiveram presentes:
Florianópolis | Topazio Neto – (PSD)
São José | Adeliana Dal Pont (PL); Michel da Silva Schlemper (VICE) (MDB) e Moacir da Silva (Podemos)

Palhoça | Eduardo Freccia (PL) e Luciano Pereira (PSD)
Gov. Celso Ramos | Juliano Campos (PSD)

O presidente do SESCON GF, José Carlos, falou que os candidatos presentes compreenderam a importância do contador para a vitalidade econômica da Grande Florianópolis, agradeceu a presença dos postulantes ao cargo máximo dos municípios, saudando o espírito democrático que o Sindicato proporcionou, em que todos puderam expor suas propostas em alinhamento com às necessidades dos empresários contábeis. 

Adeliana Dal Pont (PL) – Candidata à Prefeitura de São José

Adeliana enfatiza a importância de um atendimento específico para os contadores, buscando oferecer maior representatividade e oportunidades claras para empresas inovadoras. Sua proposta inclui a criação de um desconto de ISS para empresas recém-criadas, com isenção total no primeiro ano e redução progressiva nos anos seguintes. Ela também propõe a simplificação tributária entre os municípios da Grande Florianópolis, sugerindo uma unificação dos tributos regionais. Além disso, Dal Pont defende o uso da tecnologia para modernizar o agendamento de consultas de saúde e simplificar a carga tributária, aproximando-se das entidades como o SESCON GF.

Moacir da Silva (Podemos) – Candidato à Prefeitura de São José

Moacir da Silva compromete-se a manter a carga tributária sob controle e defende uma política de “propina zero”, garantindo maior integridade nos serviços públicos. 

Ele propõe inserir nas escolas uma visão empreendedora, incentivando o crescimento das crianças e adolescentes com um olhar para o futuro produtivo da cidade. Moacir também destaca a importância de parcerias com empresas para desenvolver a expertise local, buscando transformar São José em um polo produtivo ainda mais dinâmico. Sua gestão será orientada tanto pela técnica quanto pela política, atuando em diversas frentes para fortalecer a economia e a gestão tributária.

Michel da Silva Schlemper (MDB) – Candidato a Vice-Prefeito de São José

Michel Schlemper, candidato a vice na chapa de Orvino Coelho de Ávila, propõe isentar os microempreendedores individuais (MEIs) de taxas no processo de abertura de empresas em São José, prometendo que a formalização ocorrerá de forma automática e rápida, em até 4 minutos. 

Ele também defende a redução da carga tributária e o aprimoramento dos setores imobiliário e tecnológico da cidade. Schlemper planeja criar um ambiente favorável para atrair novos negócios, investindo fortemente em tecnologia e na simplificação digital dos processos municipais.

Topázio Neto (PSD) – Candidato à Prefeitura de Florianópolis

Topázio foca em modernizar a gestão pública para atrair investimentos e turistas internacionais, prometendo reduzir a burocracia no processo de abertura de empresas e na obtenção de alvarás e licenças. Ele destaca a necessidade de atualização tecnológica na prefeitura, com a implementação de novos sistemas nos próximos dois anos. O candidato defende que a Casa do Empreendedor se torne um local central para inovação e simplificação tributária, prometendo que o contador será um parceiro estratégico na formulação de ações fiscais. Topázio reafirma seu compromisso com a categoria, reconhecendo o papel essencial dos contadores no desenvolvimento econômico.

Eduardo Freccia (PL) candidato à prefeitura de Palhoça

Destaca o compromisso com a educação empreendedora e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos da região. Ele falou que desde 2021 tem impulsionado uma nova mentalidade na cidade, focando em criar oportunidades para adultos, fomentando o empreendedorismo.

Freccia propõe a regulamentação do ISS fixo para contadores, atrativos para empreendedores locais, e a criação de uma incubadora no sul da cidade, oferecendo infraestrutura e um conjunto de incentivos que fortaleçam o desenvolvimento empresarial na Palhoça.

Juliano Campos (PSD), em sua candidatura à prefeitura de Governador Celso Ramos

Destacou a intenção de implementar um porto de cargas no município, impulsionando a economia local e transformando a cidade em uma zona franca. Ele mencionou que isso atrai montadoras e grandes empresas de logística e distribuição, fortalecendo o desenvolvimento econômico da região.

Juliano também reconheceu a importância do SESCON GF na construção dessa identidade empresarial e defendeu a participação dos contadores nas ações do governo, garantindo maior transparência e segurança para investidores locais.

Os candidatos estiveram na sede do SESCON GF falando de suas propostas e acolheram uma carta de reivindicações da categoria empresarial contábil. 

Jornalista: Carlos Spall
MTB: 15807

Escrito por: Sescon GF