Gestão Estratégica de Afastamentos Trabalhistas e Previdenciários

Sobre o curso

Capacitar os participantes a gerenciar de forma eficiente e segura os diversos tipos de afastamentos de colaboradores, garantindo o cumprimento da legislação trabalhista e previdenciária, minimizando riscos para a empresa e oferecendo o suporte adequado ao trabalhador.

Perfil do Profissional

Profissionais de Departamento Pessoal, Recursos Humanos, gestores de equipes e demais interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre a legislação e as melhores práticas de gestão de afastamentos.

O que você vai aprender

Módulo 1: Introdução e Tipos de Afastamento

*   Conceitos Fundamentais:

– Interrupção vs. Suspensão do Contrato de Trabalho: principais diferenças e impactos.

– O papel estratégico do Departamento Pessoal na gestão de afastados.

 

*   Tipos de Afastamentos e Licenças Previstas na Legislação:

 

Licenças Remuneradas:

– Maternidade, paternidade, casamento, óbito (licença-nojo), doação de sangue, entre outras previstas no Art. 473 da CLT.

 

Afastamento por Doença ou Acidente (Até 15 dias):

– Responsabilidade da empresa pelo pagamento do salário.

– Validade e requisitos do atestado médico (CID, prazo, etc.).

 

Afastamento Previdenciário (A partir do 16º dia):

– Auxílio por Incapacidade Temporária (antigo Auxílio-Doença).

– Diferença entre benefício previdenciário (B31) e acidentário (B91).

– Aposentadoria por Incapacidade Permanente (antiga Aposentadoria por Invalidez).

– Auxílio acidente (conceitos e impactos no contrato de trabalho)

 

Módulo 2: O Processo de Afastamento Previdenciário na Prática

*   O Fluxo do Afastamento Superior a 15 dias:

– Soma de atestados: quando encaminhar ao INSS mesmo com atestados de curta duração.

– Documentação necessária para o requerimento do benefício.

– Como orientar o colaborador a agendar a perícia médica no “Meu INSS”.

 

*   Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT):

– Quando e como emitir.

– Impactos da não emissão.

 

*   O Limbo Jurídico Previdenciário-Trabalhista:

– O que é: a divergência entre o laudo do INSS (apto) e o do médico do trabalho (inapto).

– De quem é a responsabilidade pelo pagamento dos salários nesse período?

– Estratégias para evitar e solucionar o limbo: readaptação de função e diálogo com o colaborador.

 

*   Impactos do Afastamento no Contrato de Trabalho:

– Férias: perda do direito após 6 meses de afastamento previdenciário.

– 13º Salário: pagamento proporcional pela empresa e pelo INSS.

– FGTS: obrigatoriedade do depósito nos casos de acidente de trabalho.

 

Módulo 3: Gestão do Retorno e Encerramento

*   O Processo de Retorno ao Trabalho:

– Exame de Retorno: obrigatoriedade e importância.

– Alta do INSS e a reapresentação do colaborador à empresa.

 

*   Gestão Estratégica e Preventiva:

– A importância de acompanhar os motivos de afastamento para identificar problemas no ambiente de trabalho.

– Ações de saúde e segurança como forma de reduzir o absenteísmo.

 

Conteúdo elaborado com base na legislação vigente. Recomenda-se vigilância quanto a eventuais alterações posteriores.

 

Obs: Intervalo de 10 a 15 min.

Pontuação

Nenhuma informação encontrada.

Com quem você vai aprender

Andres Jimenez
Advogado, especialista em Direito do Trabalho, Direito Previdenciário e docência no Ensino Superior. Consultor atuante na área trabalhista há mais de 15 anos com ampla experiência em implantação e parametrização de sistemas contábeis (folha de pagamentos, escrita fiscal e contabilidade). Implantação do E-social em diversas empresas, tais como MEXICHEN, AMANCO, TIGRE, KRONA, VOSKO DO BRASIL, além de amplo treinamento de implantação do E- social junto a órgãos da administração pública, tais como banco Central do Brasil, CONAB, TER-SP, Banco do Brasil, TCU- Tribunal de Contas da União. Instrutor permanente do Sescap-pr. Instrutor do PEC – Projeto de Educação Continuada do CRC 2015 a 2018. Instrutor de instituições como SESCON’S e Sindicont’s.

Informações de Investimento

R$ 129,00 – Associados Sescon Blumenau – Sescon/SC – Demais SESCON’s e SESCAP’s

R$ 215,00 – Parceiros

R$ 296,00 – Demais empresas

 

Para inscrições até 04/08 – 5% de desconto

 

Condição de Pagamento: Boleto Bancário ou Cartão de Crédito*

  • Parcelamento no cartão de crédito em até 5 vezes, parcela mínima R$ 90,00 – consulte-nos.

Detalhes

Informações: (47) 3326-0236 ou sesconeduca@sesconeduca.com.br.

REALIZAÇÃO: SESCON EDUCA

 

ACESSO:

  • O curso será transmitido através da plataforma online (zoom) que possibilita a interação entre professor e aluno com todas as facilidades do ambiente virtual.

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

  • Para ter acesso ao curso via WEB é necessário um computador com acesso à internet de boa qualidade, utilização de câmera, caixas de som/alto falantes ou fone de ouvido.
  • Indicamos o acesso a plataforma através do Google Chrome.

 

LIBERAÇÃO DO CURSO:

  • O curso a distância será liberado após a confirmação de pagamento.
  • O link para acesso ao treinamento será disponibilizado em até um dia antes do curso pela equipe do SESCON EDUCA.

 

CERTIFICADO

  • O Certificado de conclusão do curso será emitido em até 7 (sete) dias após o acesso ao curso, o participante deverá ter no mínimo 75% de aproveitamento.

 

CANCELAMENTO:

  • CANCELAMENTO DE INSCRIÇÕES SOMENTE ATÉ 72hs “em dias úteis” ANTES da realização do curso. Sendo possível, apenas para os casos que o link de acesso e material não tenham sido encaminhados ao participante.

APÓS ESTE PRAZO AS INSCRIÇÕES NÃO SERÃO CANCELADAS, sendo indevido reembolso em caso de pagamento.


GRAVAÇÃO:

  • Por se tratar de um curso ao Vivo, não será gravado para disponibilização aos inscritos ou comercialização após a data de realização.

 

O Sescon Educa reserva-se no direito de alterar a data de realização sem aviso prévio, em caso de imprevistos que impeçam na data programada.

INÍCIO
14/08/2025
TÉRMINO
14/08/2025
HORÁRIO
14h às 17h
CARGA HORÁRIA
3 hora(s)