26/07/17

CNH no celular? Com certificação Digital será possível.

Contran aprova versão digital da CNH

A CNH digital não substituirá o documento impresso, mas terá igual valor quando apresentada no aplicativo do celular. Nesta terça-feira, 25/07, foi aprovado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que a partir de fevereiro de 2018 a CNH possa ser apresentada em abordagens, via aplicativo.

A ideia foi do ministro Bruno Araújo, que afirma: “Estamos dando um passo à frente, desburocratizando o processo. Há um conjunto de padrões técnicos para suportar um sistema criptográfico que assegura a validade do documento. Com isso, quem esquece a CNH em casa, não estará sujeito à multa e pontos na carteira. Basta apresentar o documento digital”.

Os agentes de trânsito terão seus próprios aplicativos e reconhecerão a autenticidade do documento digital por meio de certificado digital ou código QR Code.

A CNH-e funcionará assim:

O usuário realizará o cadastro no Portal de Serviço do Denatran e confirma seu email com o uso de certificado digital. Para isso, o acesso deve ser efetuado por um equipamento que permite o uso desse certificado; ou por meio do seu e-mail, no balcão do Detran.

Será enviado um link para o email informado. Em seguida, o motorista deverá realizar o login pelo aparelho onde deseja ter sua CNH digital para ativa-la.

No primeiro acesso, será preciso criar um PIN (código) para armazenar os documentos com segurança. Após inserir o PIN criado para poder visualizar os documentos.

Caso necessite bloquear o aparelho para impedir o uso de sua conta e acesso aos seus documentos, o usuário deve acessar o Portal de serviços do Denatran com o certificado digital e solicitar o bloqueio.

Escrito por: Sescon GF