12/09/23

Responsáveis Contábeis junto ao Sistema Tributário de Florianópolis devem atualizar cadastro no CRCSC até o dia 18 de setembro

A Secretaria da Fazenda de Florianópolis publicou um comunicado alertando aos responsáveis técnicos contábeis que atendem clientes da Capital, para que atualizem até o dia 18 de setembro seus vínculos junto ao Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC). A partir desta data, haverá integração entre os sistemas para a vinculação de contadores aos seus clientes, contribuintes no sistema tributário municipal.

O objetivo é agilizar e facilitar os processos burocráticos do Executivo Municipal, já que profissionais e empresas (não apenas de Florianópolis) já têm obrigação de manter o cadastro atualizado no Conselho (conforme Resolução 343/2012 do CRCSC). Com isso, não será mais necessário atualizar a responsabilidade técnica junto à Secretaria da Fazenda de Florianópolis.

“Este é mais um passo mais para a desburocratização do ambiente de negócios em Florianópolis. Os profissionais e empresários contábeis que atendem empresas na Capital não terão mais a obrigação de atualizar dois cadastros”, explica a secretária da Fazenda de Florianópolis, Michele Patricia Roncalio, que também é vice-presidente Institucional e de Relação com os Profissionais do CRCSC.

Em teste desde julho – A mudança foi anunciada em reunião realizada no dia 31 de julho, com representantes da Secretaria da Fazenda de Florianópolis, CRCSC, SESCON/GF e diversas Organizações Contábeis. Foi realizado um teste piloto com alguns escritórios e, com o êxito da experiência, a medida passará a valer para todos os prepostos contabilistas, não contabilistas e escritórios contábeis.

ACESSE AQUI para renovar o cadastro
Site do CRC-SC


Dando sequência aos trabalhos iniciados na reunião realizada no dia 31/07/2023, em conjunto com o SESCONGF e CRCSC, e diversas Organizações Contábeis, a Secretaria Municipal da Fazenda dá mais um passo na desburocratização do ambiente de negócios em Florianópolis.

Realizamos o projeto piloto em que algumas Organizações Contábeis participaram para criar uma forma unificada de acesso para o Cadastro Municipal, com os dados tendo origem na vinculação do Responsável Técnico dos Contribuintes diretamente no CRCSC e a importação dos dados pela Prefeitura.

Com o êxito alcançado, iniciamos a segunda etapa do projeto, em que solicitamos que todas as Organizações Contábeis atualizem os dados dos responsáveis técnicos contábeis e os vínculos com seus Clientes, atendendo a Resolução 343/2012 do CRCSC, até o dia 18/09/2023, pois a partir desta data está mapeada a carga dos responsáveis técnicos contábeis e dos vínculos existentes junto ao Conselho de Contabilidade (CRCSC) para estes serem adotados como vínculos compatíveis no Sistema Tributário do Município de Florianópolis, e será atualizado constantemente, o que tornará desnecessário processos específicos junto a Secretaria da Fazenda de Florianópolis para tal finalidade.

TUTORIAL
Para os Contadores e Organizações Contábeis basta, no site do CRCSC, atualizar os cadastros de seus Clientes, nas seguintes situações:

  • Transferência;
  • Inclusão;
  • Desvinculação.

Após isso, a Secretaria da Fazenda de Florianópolis irá receber os arquivos do CRCSC para importar para a Vinculação de Preposto Contabilista, Não Contabilista e Escritórios Contábeis.

O prazo estimado para estas atualizações será semanal, reduzindo assim o tempo médio e a expectativa dos Contadores para a geração de guias e emissões de dados de seus Clientes.

Informações: Secretaria Municipal da Fazenda de Florianópolis

Escrito por: Sescon GF