19/08/22
Diretoria promove capacitação sobre crédito ao microempreendedorismo
Reunião de diretores proporcionou análise econômica nacional, considerando o vasto número de micro e pequenas abertas nos últimos anos no Brasil
A diretoria do SESCON GF promoveu reunião mensal para compartilhar o resultado das ações realizadas em nível de representatividade e projetos administrativos da entidade. O encontro oportunizou às lideranças uma capacitação sobre a “Importância do Crédito Produtivo no Apoio ao Microempreendedorismo”, com o presidente do Conselho de Administração do Centro de Integração Empresa-Escola, CIEE/SC, Luiz Carlos Floriani, estando ele à frente do Banco do Empreendedor nos últimos dois anos.
Hoje no Brasil há aproximadamente 30 milhões de empresas tipo MEI, Microempresas, Empresas de Pequenos Porte e Empreendedores informações. Estima-se que cada família desse grupo é constituída por quatro pessoas, fazendo com que metade da população nacional, 120 milhões de pessoas, sobrevivam de pequenos negócios.
Segundo Floriani, a desigualdade econômica é o maior problema brasileiro, e hoje se apresenta no momento mais crítico. “Muitas famílias não têm vocação ao empreendedorismo, então cabe a nós incentivarmos políticas de apoio, capacitação e fomento de pequenos negócios, Com isso, o dinheiro circula na base econômica e produtiva nacional, promovendo assim desenvolvimento em todos os setores, movimentando virtuosamente a economia nacional”.
O presidente do SESCON GF, José Carlos de Souza, destacou que os contadores devem ficar atentos a orientar seus clientes pela busca de ferramentas de apoio ao crédito com juros baixos e subsídios financiados pelo poder público, destinados ao impulsionamento econômico.
Já o diretor administrativo do SESCON GF, Adriano Silva, destaca que a opção da MEI é boa para o empreendedor que está começando. “Sabemos o quanto é burocrático e oneroso começar a vida de empreendedor em nosso país e, nós contadores, estamos aptos para ajudar essa categoria”.
Para o representante do Conselho Fiscal do SESCON GF, Dauri Ivamir dos Santos, a presença do Floriani demonstrou a importância do apoio a pequenos negócios, os quais passaram por duros golpes durante a pandemia, com o aumento do valor das matérias-primas e, agora, estão sofrendo com a forte inflação.
O presidente José Carlos de Souza, ainda compartilhou o resultado de sua viagem ao Ceará, referente à posse do presidente da FENACON, Daniel Coêlho, e falou do encontro do município de Tijucas, que apresentou aos empresários locais os benefícios de ser um associado do SESCON GF e as funções representativas da entidade.
O Diretor Financeiro, Luiz Carlos de Amorim Junior, também trouxe uma experiência compartilhada do SESCAP Londrina, que criou modalidades de seguros para seus associados, apresentando possibilidades do que pode ser implantado na Grande Florianópolis.
Escrito por: Sescon GF