12/05/17

Entidades contábeis catarinenses debatem o PAF-ECF e a terceira edição da operação Concorrência Leal.

Aconteceu nesta quinta-feira (11), um café da manhã com representantes das entidades contábeis catarinenses (SESCON GF, SESCON SC, SESCON Blumenau, CRCSC e Fecontesc ). O objetivo foi debater o PAF-ECF e a terceira   edição da operação Concorrência Leal, que está sendo deflagrada neste mês de maio pela Secretaria da Fazenda, abrangendo a movimentação financeira registrada nos anos de 2013, 2014 e 2015 pelas empresas catarinenses enquadradas no Simples Nacional.

Ao todo, foram selecionadas 26,1 mil empresas, que serão notificadas a apresentar informações do balanço patrimonial e da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), com o objetivo de sanar inconsistências verificadas pelo sistema quando do cruzamento de dados.

Nesse processo, os profissionais da Contabilidade terão um papel-chave, para orientar os clientes sobre as informações exigidas. Na reunião, as entidades traçaram plano de ação conjunto envolvendo empresários e contadores com o propósito de  esclarecimento e divulgação das boas práticas nos negócios do setor, atentando para a importância da operação Concorrência Leal.

“As entidades também apontaram para parcerias futuras no sentido de qualificar cada vez mais a gestão das empresas catarinenses, quase todas contribuintes no Simples Nacional”, comenta o anfitrião Bruno Breithaupt, presidente da Federação.

Participaram representantes do setor do comércio de bens, serviços e turismo de Santa Catarina. Pelas entidades contábeis, estavam os presidentes da Federação dos Contabilistas (Fecontesc), Tadeu Oneda, do Conselho Regional de Contabilidade (CRCSC), Marcello Seemann, do Sescon Blumenau, Jefferson Pitz, do Sescon SC, Eugênio Vicenzzi e do Sescon Grande Florianópolis, Fernando Baldissera – presidente e Darley Grando Vice-presidente.

IMG-20170511-WA0025

 

 

 

 

 

IMG-20170511-WA0027

 

 

 

 

 

IMG-20170511-WA0028

Escrito por: Sescon GF