17/03/22
Forças empresariais discutem destinação do IR para Projetos Sociais em SC
O SESCON Grande Florianópolis está engajado nesta época de Imposto de Renda na disseminação do conhecimento do Fundo do Idoso (FI) e do Fundo da Infância e Adolescência (FIA). Nesta semana, dia 16, o presidente do SESCON GF, Darley Antônio Grando participou de reunião com demais forças empresariais para que este tema seja amplamente discutido em todo o Estado de Santa Catarina. “As empresas de serviços contábeis são força motriz para que esse assunto possa chegar a um número maior de contribuintes e empresas”, disse Grando.
No debate ficou claro que, é necessário levar o tema aos municípios que ainda não têm constituídos seus fundos públicos para poder arrecadar parte dos impostos devidos dos contribuintes. Através destes Fundos Públicos é possível financiar projetos que atuem na garantia da promoção, proteção e defesa dos direitos de idosos, de crianças e dos adolescentes.
Os contribuintes podem fazer doações para ambos os Fundos (FI e FIA) direto da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda. Pode doar aquele contribuinte que optar pelo modelo completo de DIRPF. Esta destinação de impostos devidos é um caso cristalino em que todos ganham. Ganha a sociedade, que vê seus impostos retornarem diretamente para a sua comunidade, e ganham idosos, crianças e adolescentes, que recebem um atendimento mais qualificado das suas redes de proteção.
Importante os contadores terem o conhecimento mais aprofundado desse tipo de doação. Seus clientes já pagam os impostos, mas, se souberem que há a possibilidade de ajudarem instituições sérias, o caminho fica melhor pavimentado para que dezenas de instituições sociais possam oferecer melhores condições e oportunidades de vida para milhares de vidas.
Florianópolis, por exemplo, em 2021 captou apenas R$ 1,6 milhão para programas voltados a crianças, adolescentes e pessoas idosas. De acordo com levantamento da Confederação Nacional dos Municípios, a Capital tem potencial de arrecadação das destinações de pessoas físicas o montante de R$ 50 milhões.
Fazem parte desse movimento solidário as seguintes forças empresariais: Prefeitura de Florianópolis, FloripAmanhã, ACATE, ACIF, AMPE, CDL Florianópolis, CIEE, Conselho Municipal do Idoso de Florianópolis, CRC/SC, Sindifisco Florianópolis, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Florianópolis, SESCON GF e Fecontesc.
Escrito por: Sescon GF