15/03/23

JUCESC promove reunião institucional com entidades contábeis

Junta Comercial busca o diálogo com os profissionais da contabilidade para aprimorar o atendimento às empresas do Estado

A Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (JUCESC) promoveu uma reunião com as entidades contábeis para falar sobre o compromisso com a agilidade dos serviços públicos prestados à sociedade. A nova gestão juntamente com o novo Colégio de Vogais assumiu em março de 2023 com o compromisso de aprimorar o diálogo com a sociedade e especialmente com os profissionais da contabilidade que são os maiores usuários dos serviços da JUCESC, que estiveram representados pelas seguintes entidades: Representantes das Empresas Contábeis (SESCON’S), pelo Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC) e pela Federação dos Contabilistas do Estado de Santa Catarina (FECONTESC). 

O presidente da JUCESC, Fernando Baldissera, explicou ainda sobre a facilidade em encontrar informações para uso dos sistemas e modelos de documentos por meio do “passo a passo” disponível no site da JUCESC para consulta;  ressaltou ainda que o andamento dos processos está normalizado graças ao qualificado time de profissionais que estão à frente da Junta Comercial. Baldissera falou sobre a importância do profissional contábil para o atendimento às empresas e os empreendedores que buscam o registro, manutenção, alteração e baixa das empresas no Estado. 

“Na prática a operacionalização do nosso sistema é feita na maioria das vezes por um profissional de contabilidade ou por alguém ligado a uma empresa contábil. Por isso resolvemos ouvir as lideranças contábeis, seus problemas e angústias. Acolhemos sugestões para que o processo de desburocratização no registro Mercantil, especialmente na abertura de empresas no Estado, seja contínuo e cada vez mais eficaz”, acredita Baldissera, durante a conversa, ainda  explicou aos presentes sobre a importância da leitura da  “IN DREI 81/2020”, que dispõe sobre as normas e diretrizes para Registro Mercantil. 

Na avaliação do presidente do SESCON GF, José Carlos de Souza, esta iniciativa demonstra a compreensão real da função do contador diante de seu ofício representativo para a economia catarinense. “Cabe a nós auxiliar os entes públicos para melhoria dos processos de registro mercantil em SC. Esta união faz a diferença lá na ponta, em nível de arrecadação pública e movimentação financeira”, explica Souza, ao agradecer o convite do presidente Baldissera que manifestou respeito com a categoria. 

A reunião foi realizada na sede da JUCESC, em Florianópolis, na terça-feira, 14/03. Estiveram presentes José Carlos de Souza, presidente do SESCON GF, Alcebiades da Rosa Schefer, presidente do SESCON Sul, Maria Salete Rodrigues Pacheco, presidente do SESCON/SC e o empresário contábil Ricardo Luiz Tomaz, presidente do SESCON Blumenau. O Vogal indicado pelo CRCSC e representando o Conselho Regional de Contabilidade Juarez Domingues Carneiro, representou a Presidente do CRC/SC Marisa Luciana Schwabe de Moraes e pela FECONTESC, Dalvair Jacinto Anghében. Representando a JUCESC, além do presidente Baldissera, participaram do encontro a vice-presidente da Jucesc, Fabiana Everling, o Secretário Geral, Luciano Leite Kowalski e o diretor de Administração e Finanças, Diego Ricardo Holler.

Escrito por: Sescon GF