09/12/21

Lançamento da integração da REDESIM em São José acontece na quarta-feira

O município de São José estará 100% integrado à REDESIM a partir das 13h do dia 15 de dezembro, e um evento virtual de lançamento está programado para acontecer na manhã desta mesma data. A integração realizada em parceria com o SEBRAE/SC e Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (JUCESC) permitirá que o empreendedor realize a consulta de viabilidade locacional e abra sua empresa de forma rápida, acessando o portal da JUCESC, garantido a entrada única de dados.

O evento de lançamento, que contará com a presença do SESCON GF, SEBRAE, CRC-SC, JUCESC, CIGA, entre outras entidades envolvidas no processo de abertura de empresas, acontecerá às 10h do dia 15/12, em uma sala virtual do Zoom. No evento, será realizado o alinhamento dos processos, procedimentos, comunicação e trabalhos, além de ser uma oportunidade de contadores e contabilistas tirarem dúvidas sobre a nova etapa do processo dentro do município.

Parceiro da Prefeitura Municipal e da Junta Comercial na integração, o SEBRAE/SC atua por meio do Programa Cidade Empreendedora, o qual o município aderiu em 2021, e acompanhou todo o processo de integração.

Confira o passo a passo para a abertura de empresa por meio do sistema 100% digital da JUCESC

1 – Preencher o formulário de viabilidade no site da JUCESC.

2 – Após a análise da viabilidade pela Junta, os dados são enviados para a prefeitura. O órgão municipal, por um sistema de geolocalização, verifica se aquele empreendimento pode ser realizado naquele local e retorna para Junta o deferimento ou não.

3 – Após aprovação da viabilidade pela Jucesc e prefeitura, o empreendedor preenche o Requerimento Eletrônico. Esta análise do processo, caso seja através do registro automático, leva no máximo oito minutos. Pelo processo normal, o tempo médio gira em torno de 40 minutos.

4 – Após aprovação do requerimento pela Jucesc e com a empresa já registrada, os dados são enviados para a prefeitura e órgãos de licenciamento.

Para o presidente Darley Grando, trata-se de uma conquista muito aguardada para uma das principais cidades do estado: “As contabilidades de São José merecem esse presente, e nós acompanhamos de perto, como entidade, o esforço para tornar a REDESIM realidade no município”.

A diretora regional de São José, Suli Lyra, relembra a importância das discussões do Fórum Simplifica: “Essa integração foi pauta do Fórum, ou seja, os relatos que recebemos dos escritórios contábeis não passaram despercebidos e tiveram uma devolutiva à altura do município”.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico Marcelo Fett fala sobre o projeto com grande entusiasmo: “A integração com o REDESIM é um passo importante para São José e trabalhamos desde o início da gestão para viabilizar a implementação, a concretização do projeto já no primeiro ano mostra o compromisso que temos para o desenvolvimento do empreendedorismo em São José”.

Complementando, a Diretora da Fiscalização Tributária, Suellen Campos Leopoldo, que foi peça fundamental para que a integração hoje fosse realidade em São José, descreve “Ciente da importância da REDESIM para os empreendedores a equipe técnica de São José trabalhou firme para a implementação da integração, como servidores públicos de São José estamos honrados por possibilitar mais esse avanço para os contribuintes”.

Até o momento da integração ao REDESIM, que vem sendo discutido desde janeiro deste ano, o processo de consulta de viabilidade e abertura de empresa era feito manualmente, sendo necessária a entrada do processo na prefeitura, depois na Junta Comercial, e posteriormente novamente levado à prefeitura. Com a integração, a abertura do processo acontecerá diretamente na JUCESC.

Para acompanhar o evento de lançamento, acesse a sala neste link.

Escrito por: Sescon GF