30/05/17

PQEC – Programa de Qualidade e Excelência das Empresas de Serviços Contábeis.

por André Marquart, diretor administrativoPQEC – Programa de Qualidade e Excelência das Empresas de Serviços Contábeis do Sescon Grande Florianópolis

Capacitar os funcionários, aprimorar os processos de gestão e conhecer seu próprio negócio são os objetivos básicos que uma empresa de contabilidade aprende quando faz parte do PQEC – Programa de Qualidade e Excelência das Empresas de Serviços Contábeis. Esse é um programa que muda radicalmente a forma de ver seu negócio. Primeiro, por meio de um diagnóstico inicial, conseguimos entender onde a empresa está situada dentro de algumas áreas chaves, como processos, liderança, controles e relatórios financeiros, gestão de pessoas, comunicação com clientes e colaboradores. Assim, podemos otimizar as áreas de nosso maior interesse e aquelas que estão com o resultado abaixo do desejado. Desta forma, o primeiro benefício que a empresa tem com o PQEC é do autoconhecimento.

 

Depois, são apresentadas inúmeras ferramentas para que cada empresário possa aplicar adaptando à sua realidade. Não é simplesmente algo pronto que serve para todas as empresas. Você tem a liberdade de escolher as ferramentas que vai usar e personalizá-las de acordo com o que precisa, permitindo que tanto novas empresas, quanto as mais experientes no mercado participem e troquem informações ao longo de todo o processo. As consultorias guiadas levam aos participantes a possibilidade de um olhar externo sobre o seu negócio, identificando pontos críticos de melhorias e adequações, envolvendo a equipe em um processo de engajamento e foco nos resultados.

 

Durante esse processo, a empresa que atuo, por exemplo, identificou inúmeros gargalos que foram tratados no decorrer do programa. Um destes gargalos se relacionava à perda da informação dentro da própria, que chegava parcial às áreas, gerando retrabalho e atraso nos processos. Para resolver isso, fizemos um seminário de comunicação interno, em que cada área apresentava o que precisava e o que gerava de informação (inputs e outputs). Assim, cada um pôde identificar melhor o que a outra área precisava e o que devia gerar para ela. O resultado foi muito expressivo na economia de tempo e precisão na geração de resultados.

 

Ao final de todo o processo é realizado mais um diagnóstico no formato de auditoria externa que propicia identificar sua evolução ao longo do programa, gerando uma certificação a cada um dos participantes e os melhores desempenhos são premiados. Com certeza os resultados apresentados são animadores, e o ganho é tanto para a empresa, que melhora seus controles e resultados, como para a equipe, que melhora as condições de trabalho, ambiente e faz com que os objetivos sejam realinhados e isso faz toda a diferença.

Informações do autor

Nome: André Marquart

E-mail: andre@lidersc.com.br

Telefone: (48) 98431.8484

Escrito por: Sescon GF