05/04/22

Prorrogado para 31 de maio o prazo de entrega da DIRPF

A Receita Federal prorrogou o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda 2022 para o dia 31 de maio — antes, a data-limite era 29 de abril. A prorrogação consta em instrução normativa publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (5).

Além disso, o limite de entrega para quem pretende quitar o imposto a pagar por meio de débito automático a partir da primeira parcela também foi adiado, para 10 de maio — anteriormente, o estabelecido era 10 de abril. A opção de pagamento agendado ficará disponível a partir da segunda parcela para quem apresentar a prestação de contas ao Fisco a partir de 11 de maio — e até 31 de maio.

Quem não cumprir o prazo deverá pagar multa, no valor de 1% ao mês sobre o valor do imposto devido. Já as restituições serão pagas em cinco lotes: 31 de maio, 30 de junho, 29 de agosto, 31 de agosto e 30 de setembro.

Acesse aqui a Instrução Normativa

DECLARE CERTO

Durante esta semana o SESCON GF está com a campanha DECLARE CERTO no calçadão da Felipe Schmidt, Centro de Florianópolis. Centenas de atendimentos foram realizados nesta terça-feira atendendo aos mais diversos casos, como: quem precisa declarar, a partir de quanto precisa declarar, também questionamentos se MEI declara, e ainda em quais situações de compra e venda de imóveis precisa declarar. Estes são os casos mais corriqueiros de perguntas.

O DECLARE CERTO segue até sábado na frente do Centro Comercial ARS (Felipe Schmidt 249) das 9h às 17h e no sábado, dia 9, das 9h às 12h.

Escrito por: Sescon GF