03/03/22

Receita Federal apresenta novidades do IRPF 2022 para contadores no SESCON GF

Com a presença do Delegado da Receita Federal em Florianópolis, o Auditor Fiscal Daniel Carlos, na sede do SESCON GF, foram apresentadas nesta quinta-feira (3/03) as principais mudanças e orientações de como Declarar o Imposto de Renda 2022, ano base 2021. Na ocasião também estavam presentes o Chefe do Serviço de Malha Fina da RFB, Auditor Alberto Pinto Ferreira; e do Chefe do CAC Florianópolis, o Analista Giovanni Zanella.

O Delegado Daniel Carlos salientou que, uma das novidades neste ano é a possibilidade de baixar a declaração pré-preenchida, através do serviço exclusivo para conta gov.br; importar dados no Carnê-leão Web; verificar situação de declaração pelo aplicativo de celular; salvar e recuperar a declaração on-line e todos os serviços de imposto de renda no e-CAC. “Através da conta ouro ou prata no gov.br, o contador tem essas facilidades para o cumprimento da obrigação. Nosso foco é a plena conformidade tributária”, disse o Delegado.

Antecipou aos presentes que os lotes de restituição, a exemplo do ano passado, serão quitados nas seguintes datas: 31/05, 30/06, 29/07, 31/08 e 30/09. “A grande novidade para a restituição é o crédito em conta efetuado via PIX. Com isso, reduzimos a necessidade de reagendamento em razão de contas inválidas e aumento da segurança, pois será realizado pagamento somente para chave PIX igual ao CPF do titular da declaração”, destacou Daniel Carlos.

Lembrou os contadores para a possibilidade de destinação de parte do imposto devido a projetos e fundos sociais, como exemplo o fundo do idoso e fundo da criança e do adolescente. Pessoas físicas podem deduzir até 6% do imposto devido e Pessoas jurídicas até 1% do imposto devido, quando apurado pelo Lucro Real. “Essa, na verdade, é uma forma de transferência de valor de algo que já será deduzido. Portanto, é para casos em que o contribuinte queira contribuir com determinado fundo social”, disse.

O Delegado também alertou sobre o cronograma de vencimentos, citando a opção para débito automático da 1ª ou cota única até 10 de abril; pagamento da primeira cota ou cota única em DARF e destinação para fundos sociais até 29 de abril. “As demais cotas vencem no último dia útil do mês, até a 8ª cota, em 30 de novembro”, pontuou.

De acordo com a estimativa da Delegacia da Receita Federal em Florianópolis, neste ano serão cerca de 1,6 milhão de declarações em Santa Catarina. Somente na região da Grande Florianópolis passarão de 700 mil declarações.

DECLARE CERTO

Na ocasião foi lançada a 18ª edição do Declare Certo (4 a 9 de abril), campanha anual na qual empresários contábeis associados ao SESCON GF, voluntariamente, atendem ao público em suas dúvidas de como declarar o imposto de renda. Historicamente esta ação social atende durante uma semana inteira cerca de 2 mil pessoas em via pública, na Capital catarinense.

FÓRUM DECLARE CERTO

Neste ano o SESCON GF não vai atender apenas as dúvidas dos contribuintes, foco também será as dúvidas dos empresários contábeis associados às entidade, pois, nem todo profissional da contabilidade sabe 100% na ponta da língua das regras do IRPF. Para atender essa necessidade e oferecer suporte aos contadores associados, o SESCON GF vai disponibilizar durante todo o período de declaração um canal exclusivo no Telegram, para o compartilhamento de informações e conhecimentos acerca do IRPF 2022. “´Com isso, pretendemos atender a todos, público contribuinte e associados que porventura venham a ter dúvidas e precisem esclarece-las de imediato, num breve acesso ao app Telegram”, destacou Darley Grando, presidente do SESCON GF.

Escrito por: Sescon GF