15/08/22

SESCON GF participa Fórum Simplifica SC

Objetivo das atividades é dar celeridade a abertura de empresas e agilidade fiscal

Presidente do SESCON GF, José Carlos de Souza, e o Diretor Administrativo da FENACON, Fernando Baldissera, representaram a categoria contábil

O presidente do SESCON GF, José Carlos de Souza, participou de mais uma edição da reunião de trabalho do Fórum Simplica SC. O encontro foi realizado na Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (JUCESC), com a presença dos SESCONs do Estado, SEBRAE-SC, CRC-SC e FECONTESC, da AMPE Metropolitana, e de lideranças comerciais, empresariais e políticas.

O Fórum tem caráter técnico para discutir a redução burocrática e aceleração de processos de registro mercantil. Diante das representações, o presidente Juarez Domingues fez uma apresentação JUCESC, destacando a digitalização total dos serviços prestados pela entidade.

Em sua apresentação, Domigues apresentou os avanços da entidade nos últimos anos, dando destaque para o lançamento do Balcão Único dos municípios catarinenses. O Balcão é um ambiente digital que reúne toda a documentação para o processo de abertura de uma empresa, evitando a duplicidade de informações, reduzindo erros no preenchimento de dados, acelerando o processo de abertura de novas empresas.

Conforme levantamento da JUCESC, em 2019 uma empresa demorava seis dias em média para ser aberta em Santa Catarina, e hoje, demora pouco mais de 24h. “Para a categoria contábil isso representa atenção aos nossos clientes. Celebramos essa união de esforços, porque buscamos o desenvolvimento do Estado de forma equilibrada e ágil. Porque somente pela geração de empregos e correta distribuição de renda entre a população é que vamos superar qualquer crise econômica”, acredita José Carlos de Souza, presidente do SESCON GF.

A Jucesc existe há 129 anos, mas desde 2015 o trabalho de desburocratização para abertura de empresas tem sido intensificado. Em municípios como o de Mafra e São José abrir uma empresa demora cinco horas e, anteriormente, demorava 90 dias em média.

Atualmente são 1.184.700 empresas ativas em Santa Catarina e 76 municípios interligados. Até o final de 2022, espera-se a conexão digital com mais 36 municípios que estão em processo de implementação e 183 cuja proposta avança junto às Câmaras Municipais.

Em relação ao número de empresas constituídas no Estado, Santa Catarina apresenta um saldo positivo de 80.911 em 2022. Foram 47.711 empreendimentos extintos e 128.618 constituídos.

A próxima edição do encontro será na segunda quinzena de outubro, com data ainda a ser definida. Daqui para frente, as reuniões do grupo serão chamadas de “Fórum da Liberdade Econômica” para melhor caracterizar o trabalho da entidade.

10 municípios com mais saldo de empresas
Florianópolis: 8.284
Joinville: 7.261
Blumenau: 4.504
Itajaí: 4.449
São José: 3.593
Chapecó: 3.132
Palhoça: 2.936
Balneário Camboriú: 2.625
Jaraguá do Sul: 2.298
Criciúma: 2.282

Escrito por: Sescon GF