27/09/22
SESCON GF promove encontro de lideranças regionais em Garopaba-SC
Sindicato apresentou conquistas na desburocratização de empresas regionais da Grande Florianópolis
O Sindicato das Empresas Contábeis da Grande Florianópolis, SESCON GF, promoveu um amplo encontro com empresários, políticos e profissionais da contabilidade em Garopaba-SC, na Câmara de Vereadores Municipal, em alusão ao Dia do Contador, celebrado no dia 22 de setembro.
A reunião itinerante buscou levantar demandas dos empresários locais, contribuindo com a desburocratização no processo de abertura e manutenção das empresas. Estiveram presentes no encontro o prefeito, Júnior Bento, o vice-prefeito, Guto Chaves, o presidente da Câmara de Vereadores de Garopaba-SC, Nilton Raupp, e a presidente da OAB de Garopaba, Natacha Pause, além da diretoria do SESCON GF e amigos contadores da região.
“Na verdade defendemos aqui o interesse das empresas, o aprimoramento econômico delas, que conforme o seu crescimento, demandam de situações específicas de nós contadores. A contabilidade torna-se então aliada da prosperidade financeira das empresas”, considera o presidente José Carlos Souza.
O presidente da Câmara de Vereadores, Nilton Raupp, ressaltou a importância do contador para avaliação e sugestão de novas leis. “Precisamos estar em constante evolução nos aspectos legais, porque as empresas de hoje não são as mesmas de ontem, elas evoluíram em produtos, serviços, tecnologia e diante da importância da sustentabilidade ambiental, por isso o legislativo é fundamental para promoção do diálogo e alterações legais necessárias em parceria com o município”.
Já o vice-prefeito de Garopaba, Guto Chaves, deu destaque aos avanços já conquistados pelo município, em parceria com o SESCON GF e a Associação Empresarial de Garopaba, ACIG. “Conseguimos aprovar a isenção da taxa de alvará para MEI, ampliamos de cinco para nove horas o nosso atendimento, além de termos aprovado uma legislação do ISS fixo para os escritórios contábeis”.
Outros avanços da parceria do Sindicato
- Ampliação de 20 atividades aptas ao programa Domicílio Fiscal;
- Taxa de alvará proporcional para empresas em início de atividades;
- Prazo médio de transmissão de imóveis (ITBI), de 7 para 1 dia;
- Emissão de alvarás em até 24 horas;
- Incentivos fiscais para instalação de empresas de economia limpa na região
- Análise de Regin em prazo reduzido;
- Redução nas alíquotas de ISS para empresas com atividades digitais e franqueadoras;
Escrito por: Sescon GF